Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Filme brasileiro “Segredos do Putumayo” é selecionado para festival canadense Hot Docs

O evento, que marca a estreia internacional da produção, acontece entre os dias 29 de abril e 9 de maio.

 

Fotografia feita por Roger Casement no Putumayo em 1910

Documentário de Aurélio Michiles sobre aquele que é considerado um pioneiro dos inquéritos sobre a violação de direitos humanos, Roger Casement (1864-1916), conta com a colaboração do astro Stephen Rea (dos sucessos “V de Vingança”, “Entrevista com o Vampiro” e “Traídos pelo Desejo”); participação no evento marca estreia internacional.

O filme “Segredos do Putumayo”, dirigido por Aurélio Michiles e ainda inédito nos cinemas brasileiros, foi selecionado para o Hot Docs, festival anual de documentários realizado há quase 30 anos em Toronto, no Canadá. O evento, que marca a estreia internacional da produção, acontece entre os dias 29 de abril e 9 de maio. Um dos destaques do Festival É Tudo Verdade no ano passado, “Segredos do Putumayo” retrata a investigação feita por Casement, então Cônsul Britânico no Brasil, sobre os assassinatos de 30 mil índios mantidos em regime de escravidão para coletar toneladas de borracha. No filme, a voz de Casement é interpretada pelo astro Stephen Rea, indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1993 (e conhecido pelo público nos sucessos “V de Vingança”, “Entrevista com o Vampiro” e “Traídos pelo Desejo”).

Para o cineasta Fernando Meirelles, “a história, que eu desconhecia completamente me nocauteou. Agora, a maneira como ela foi contada, as imagens, o tratamento do som, montagem, a estrutura do roteiro. Tudo é um primor”.

Já para o cineasta Walter Salles o documentário “Segredos do Putumayo” é uma obra-prima.

O filme teve locações na Colômbia, nos arredores de Tabatinga e Manaus entre os meses de abril e maio de 2019.

Foram colhidos depoimentos de indígenas Bora, Uitoto e Okaina e Muinane, que perderam no início do século XX, 30 mil dos seus ancestrais.

“Segredos do Putumayo” também apresenta depoimentos do historiador Angus Mitchell que publicou em 1997 o inédito “Diário da Amazônia” escrito por Roger Casement durante seu inquérito no Putumayo, e do escritor amazonense Milton Hatoum.

O filme conta com a distribuição global da O2 Play.

Segredos do Putumayo – 83 minutos – direção de Aurélio Michiles
Estreia internacional no Hot Docs
Mais informações em https://www.hotdocs.ca/

FICHA TÉCNICA
ROTEIRO: AURÉLIO MICHILES, DANILO GULLANE, ANDRÉ FINOTTI
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: ANDRÉ LORENZ MICHILES
MONTAGEM: ANDRÉ FINOTTI
MÚSICA: ALVISE MIGOTTO
DESENHO DE SOM E MIXAGEM: RICARDO REIS (ABC), MIRIAM BIDERMAN (ABC)
UM FILME PRODUZIDO POR: PATRICK LEBLANC
PRODUÇÃO: 24 VPS FILMES
COPRODUÇÃO: IMAGEM CÉUVAGEM, FOGO FILMES, LOCADORA EQUIPAMENTOS CINEMATOGRÁFICOS
DISTRIBUIÇÃO: O2 PLAY

Sobre a distribuidora O2 Play

A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital. Para mais informações acesse https://www.o2play.com.br/

Por revista Ideias