Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Fórum Social Mundial comemora 20 anos com edição mais longa e virtual

Aos 20 anos, Fórum Social Mundial debate ‘outro mundo possível pós-covid-19’

A edição deste ano do Fórum Social Mundial (FSM) comemorará os 20 anos do megaevento e será a mais longa de todas: de 23 a 31 de janeiro. Por ser virtual e considerar os diferentes fusos horários para realizar painéis de audiência global, o Grupo Facilitador, que organiza o FSM , decidiu ampliar o período.

Entre os dias 23 e 31 de janeiro, movimentos sociais, ativistas de diversos setores da sociedade civil e organizações sindicais de todo o mundo se reúnem virtualmente para a realização do Fórum Social Mundial (FSM). Nesta edição, o evento, que deu novo impulso aos movimentos progressistas no início do século 21, em especial na América Latina, completa 20 anos. Com o tema ” Um Outro Mundo é Possível Pós-Covid-19?, os participantes pretendem discutir saídas para as crises do capitalismo mundial.

Uma marcha virtual, com vídeos de lutas sociais de todo o mundo marcará o início do evento. Nesse mesmo sábado, painel especial de abertura trará o tema “Qual o mundo que queremos hoje e amanhã?”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai representar os países da América Latina; pela América do Norte, a filósofa e ativista estadunidense Angela Davis; do continente africano, a política e escritora malinesa Aminata Traoré; pela Europa, o ex-ministro de Finanças da Grécia Yanis Varoufakis; da Ásia, o ambientalista indiano Ashish Kothari, além da professora Leila Khaled, da Frente Popular pela Libertação da Palestina.

Entre o domingo (24/1) e a sexta (29/1), além das atividades autogestionadas, ocorrerão os Painéis dos Espaços Temáticos. No sábado (30/1), acontecerão as convergências, assembleias e movimentos para a ação, conforme decidirem as organizações e movimentos participantes.

No último dia, acontecerá a Ágora dos Futuros, com a presença de todas as organizações e iniciativas participantes. O Grupo Facilitador da Ágora manterá uma sala virtual para diálogos sobre o conjunto das iniciativas e o avanço do Calendário dinâmico de ações programadas para o encerramento.

Para participar gratuitamente, é preciso criar um usuário no site oficial do evento em https://join.wsf2021.net/ .

Saiba mais da programação no site oficial do evento: https://wsf2021.net .

Terceira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. O evento que foi lançado em 2001 ajudou a mudar os rumos do Brasil e da América Latina (Foto: arquivo Sessp)
Fonte: Sessp

Arquivos

Categorias

Meta