Guarda-chuva de arte, cultura e expressões

  –  Publicação da associação Guatá, Revista Escrita reúne 27 colaboradores  –  

A instalação de guarda-chuvas que colore o céu catarinense empresta formas e cores para a capa da Revista Escrita, a de número 46. A publicação circula por mãos de fazedores culturais, artistas, estudantes, professores e em vários pontos da fronteira trinacional em que flui a leitura. Nesta edição do mês de abril, a revista reúne criações de 27 colaboradores de vários estados e países vizinhos.
A fotografia  que é base da capa é de autoria da fotógrafa e jornalista iguaçuense Áurea Cunha. “O conteúdo mais livre da Escrita me desafia a buscar coisas mais orientadas pelo inusitado. É sempre bom quebrar um pouco a rigidez do factual e brincar de olhar”, explica a fotógrafa. A foto foi feita na cidade de Itá, no Oeste catarinense.
Editada pela associação Guatá, em Foz do Iguaçu, Escrita reúne poesias, contos, crônicas, opiniões e ensaios. Os textos dividem espaço com fotografias, charges e ilustrações. As páginas internas da revista de literatura e arte são impressas em preto e branco e a capa é colorida. São 32 páginas de expressões divididas nas seções “Palavra” e “Olhos”.
A proposta editorial da revista permanece a mesma desde o lançamento da experimental número zero, em 2.004. A ideia é valorizar a pluralidade criativa, a diversidade dos autores e a variedade de suas experiências com o fazer artístico. Na Escrita, há espaço para quem jamais publicou e para as pessoas que dedicam-se profissionalmente o trabalho de lapidar a linguagem.

Na apresentação da edição 46, o editor da revista, Silvio Campana, enaltece a arte e alegria por meio da poesia do escritor Mário Benedetti. “O poeta já alertava para as armadilhas que se tem de transpor na luta por um estado mais autêntico do tal sorriso pleno”, aponta. “É justo entrincheirar-se, sim, pela resistência do direito à vida e valorizar o que é mais caro nisso tudo, que é a expressão liberta”, expõe.
Professora em Foz do Iguaçu, Karina Nazario Moschkowich destaca o fomento à literatura por meio da Revista Escrita. “A associação e a revista me mostraram que poderia ser real me fazer presente através dela, a Escrita. Lá estão meus textos, minha escrita, pensamentos, devaneios e encantamentos. Publicados em uma revista real, lida por gente que se interessa por cultura e arte”, afirma.
Olhares diversos
Estudante universitária em Itajaí e moradora de Navegantes, cidades de Santa Catarina, Lara Aragão contribuiu com poesias para a edição 46 da Revista Escrita. A acadêmica ressalta a diversidade de olhares presentes na publicação. “É tão bom saber que a nossa arte vai ser lida por gente diferente, em diferentes lugares. Fico muito grata em participar da revista”, afirma.
 
A troca de impressões sobre o mundo é destacada por Larissa Usanovich, estudante universitária de Florianópolis (SC). Ela conheceu a revista em Foz, quando atuou como agente cultural e assistente de fotografia. “Quando vi minha foto impressa só consegui pensar nas reações das pessoas quando elas vissem também, se a foto tocaria elas ou não. É sentir que minha arte é valorizada”, pontuou.
O jornalista Montezuma Cruz conta que ao colaborar para a publicação da Guatá recompõe as memórias do tempo em que trabalhou na fronteira, nos anos 1990. “Participar desta excelente revista recompõe as energias de repórteres das antigas. Sou um deles e manifesto a gratidão pela oportunidade de lembrar fatos dos anos 1990 em Foz do Iguaçu”, enfatiza o repórter que em Porto Velho (RO).
Escrita 46:
Olhos – Amanda Engel, Augusto Johann, Áurea Cunha, Dieguito, Guilherme Januário, Kari Canclini, Lalan Bessoni, Larissa Usanovich, Pigmeu e Sandra Severo.
Palavras – Adna Rahmeier, Andrea Palmar, Diana Araujo, Jazmín Gutiérrez, José Maschio, Karina Moschkwik, Lara Aragão, Lisete Barbosa, Mano Zeu, Montezuma Cruz, Paola Benitez, Paulo Bogler, Potyra Tê Tupinambá, Raphael Vilela, Santiago Salles, Sidney Giovenazzi e Silvio Campana.
CLIQUE E LEIA TAMBÉM “PARA LHE DIZER DE UMA ALEGRIA”
______________________
Guatá/ Paulo Bogler

Arquivos

Categorias

Meta