Espetáculo de dança inspirado na obra de Pablo Picasso chega a Toledo nos dias 28 e 29. Oficina ocorre concomitantemente às apresentações de “Guernica”

A Duplo Produções leva a Toledo o espetáculo de dança Guernica, que será apresentado em duas sessões nos dias 28 e 29 de setembro. As apresentações serão gratuitas e acontecerão no Parque Ecológico Diva Paim Barth daquela cidade oestina. As sessões estão sujeitas às condições climáticas. Em caso de chuva o espetáculo acontecerá no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, Rua Dr. Ciro Fernandes do Lago 155. A classificação é livre.
Ainda como parte do final de dança em Toledo, a bailarina e coreógrafa Ane Adade, que integra a produção, aproveitará a passagem por Toledo para realizar uma oficina no NAD – Núcleo Acadêmico de Dança, que fica localizado na Rua Independência, nº 2438, no Jardim La Salle.
O espetáculo
“Guernica“, uma das mais famosas obras do pintor espanhol Pablo Picasso, que completou 80 anos em 2017, estimula o público à reflexão pela arte no espetáculo de dança do mesmo nome. O projeto tem como identidade uma verdadeira profusão criativa. Atravessa o universo multiartes, partindo das artes visuais e chega à dança contemporânea, com trilha em parte composta especialmente para o espetáculo e também com músicas bascas, além de projeção.
As referências da tela de Picasso foram a base para a criação artística do espetáculo, uma obra contemporânea com temática desconcertante, abordando o bombardeio na cidade de Guernica y Luno, os horrores vividos na Espanha durante a ditadura de Franco e os dramas humanos do nosso tempo, ainda resultantes de guerras e destruições irracionais.
A direção do espetáculo é de Laura Haddad. “Guernica” é uma realização da Duplo Produções pelo edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná – PROFICE, com incentivo da Copel.
A oficina
A oficina que Ane Adade desenvolverá em Toledo tem como título “Articulação Corpo/Poesia/Dança, elaborando o movimento que nos escapa” e oferecerá 20 vagas para os interessados em participar. Com quatro horas de duração, a atividade tem como público-alvo bailarinos e estudantes de dança, devendo ocorrer das 14h às 18h do dia 29, domingo.
A proposta é investigar, de forma sensível, a dança e a linguagem contemporânea. Experimentar a independência e interdependência do corpo e suas funcionalidades, a percepção da tridimensionalidade, o peso e contrapeso, a instabilidade, as dinâmicas de movimento, a relação com o espaço, com a música e com o outro.
A oficina tem como objetivo incentivar a construção de um corpo coeso e expressivo como ferramenta não apenas para a dança contemporânea, mas que dialogue com outras linguagens e formas de mover-se.
Através de exercícios técnicos, improvisação e composição, os participantes irão articular movimento, expressividade e imaginação na criação de universos poéticos individuais e coletivos.
Bailarina e coreógrafa, Ane Adade atua profissionalmente há 23 anos, com passagens por diversas companhias de dança do Brasil e do exterior. Em sete anos junto ao Balé Teatro Guaíra, atuou nas principais produções daquela companhia. Atualmente integra o elenco de Guernica.
Os interessados na oficina podem fazer suas inscrições clicando aqui.

“Guernica” – Ficha Técnica:
Dramaturgia e Direção: Laura Haddad
Coreografias: Carmen Jorge
Bailarinos: Ane Adade, Hamilton Felix, Natanael Nogueira, Nayara Santos, Patricia Machado e Raphael Fernandes
Bailaores convidados: Flavia Ribeiro e Franklin Albuquerque
Iluminação: Beto Bruel
Cenário: Daniel Marques
Figurino: Eduardo Giacomini
Sonoplastia: Gilson Fukushima
Produção: Pablito Kucarz – Projeções: Luiz Kowalski
__________________________
Assessoria / Jornal do Oeste