Hispani (cá) cidade

  –  Congresso Brasileiro de Hispanistas, segue até dia 25 na UNILA e Unioeste.   –  

 

No dia 23, destaque especial para a apresentação de "A Casa de Bernarda Alba", peça teatral escrita por Federico Garcia Lorca. (Clique para saber mais sobre o espetáculo)
No dia 23, destaque especial para a apresentação de “A Casa de Bernarda Alba”, peça teatral escrita por Federico Garcia Lorca. (Clique para saber mais sobre o espetáculo)

Durante esta semana, de 22  a 25 de agosto, acontece a nona edição do Congresso Brasileiro de Hispanistas. O evento, realizado na Unila e no campus iguaçuense da Unioeste,  pretende intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diferentes universidades, que se dedicam aos estudos hispânicos, além de fomentar a sinergia entre o âmbito do hispanismo brasileiro e a região. O Congresso, realizado pelas duas instituições de ensino, contabiliza 460 trabalhos inscritos.
O evento contempla três áreas temáticas: estudos de linguagem, que traz a descrição e o funcionamento de línguas do universo hispânico; ensino de língua, com abordagem de diversas tendências teóricas e sua relação com o ensino/aprendizagem e com a educação linguística; além de estudos de literatura e cultura. Este ano, o Congresso traz temas relevantes para o contexto da UNILA, tais como o discurso decolonial, interculturalidade, bilinguismo e plurilinguismo, literatura espanhola e afrolatina, entre outros.
Entre os participantes estão pesquisadores do Brasil e do exterior, como Catherine Walsh, Carlos Aguasaco, Virginia Unamuno, Enrique Hamel e Guillermo Mariaca. “O Congresso é uma oportunidade de diálogo com pesquisadores e um momento de futuras parcerias. Para a UNILA, sediar um congresso desta característica, em conjunto com a Unioeste, fortalece a relação entre universidades, a área de línguas e literaturas da UNILA, assim como os cursos de Letras – Licenciatura e Letras – Artes e Mediação Cultural”, afirma Jorgelina Tallei, professora de Línguas da UNILA e uma das organizadoras do evento.
O Congresso é realizado a cada dois anos, sob coordenação da diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas que, nesta gestão, conta com docentes da UNILA e da Unioeste. Confira aqui a programação completa do evento.


Com assessoria Unila