História, a ensinar

  –  UNILA abre inscrição para curso de pós-graduação lato sensu  –

 

“Mapa Invertido”, de Joaquín Torres Garcia (1943)

O Conselho Universitário da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) aprovou a criação de um novo curso de pós-graduação lato sensu: a Especialização em Ensino de História e América Latina. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 22 de julho. Estão sendo ofertadas 50 vagas, destinadas a portadores de diploma de graduação em História, Pedagogia, Humanidades e áreas afins, interessados na temática, especialmente professores que atuem na Educação Básica, na região da fronteira trinacional. Todo o curso é gratuito.
.
As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 20 destinadas exclusivamente para professores em atividade, 20 para ampla concorrência e 10 vagas para egressos dos cursos de graduação da UNILA. Todo o montante de vagas respeitará a proporção de 50% de estudantes brasileiros e 50% de alunos oriundos dos demais países latino-americanos. Além dessas, haverá um acréscimo de cinco vagas exclusivas para servidores técnico-administrativos da Universidade.
.
O objetivo da especialização é ofertar formação continuada que contemple as especificidades do ensino de História e relacione teoria e prática, conforme explica o coordenador do curso, professor Éder Cristiano de Souza. “O curso tem dois eixos: o primeiro configura-se a partir de disciplinas voltadas a debater aspectos e desafios do cotidiano e da realidade escolar, metodologias de ensino, temas contemporâneos em educação, como interculturalidade, direitos humanos e cidadania, além de focar em teorias e métodos específicos no campo do ensino de História”, detalha.
.
O segundo eixo, completa o professor, “visa aprofundar os conhecimentos sobre a América Latina, ofertando sete disciplinas optativas, das quais os alunos terão que cursar pelo menos seis, com variadas abordagens sobre história e realidade latino-americana, visando aprofundar os conhecimentos e as possibilidades de abordagens em aula de questões latino-americanas, reforçando esse enfoque na Educação Básica”.
.
Inscrições – 
As inscrições são gratuitas e online. No momento da inscrição, o candidato deverá anexar seus documentos pessoais, escaneados, em um arquivo único em formato PDF, conforme determina o Edital disponível. Para acessá-lo, clique aqui. Após completar o processo, o sistema gerará uma tela de confirmação da inscrição, que o candidato deverá salvar. O prazo vai até o dia 22 de julho.
.
Ao inscrever-se para as vagas reservadas a um dos segmentos específicos, o candidato concorrerá às vagas destinadas ao seu grupo e, em caso de não obter classificação dentro do grupo inscrito, entrará para a classificação da listagem de ampla concorrência.
.
O resultado da seleção será divulgado na página do curso, conforme cronograma previsto em edital. A especialização terá início no dia 1º de setembro, com uma aula inaugural com a professora Silvia Finochio, da Universidad de Buenos Aires.
.
Para saber mais sobre o corpo docente, as ementas e as aulas, acesse a página https://www.unila.edu.br/especializacao/historia-america-latina. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail coordenacao.ehal@unila.edu.br ou telefone (45) 3576-7387.

_________________________
(Unila)

Arquivos

Categorias

Meta