"Hoje é dia de Rock"

  –  Foz recebe o espetáculo montado pelo Teatro de Comédia do Paraná  –

Peça é assinada por Gabriel Villela, um dos principais diretores teatrais do Brasil (Foto: Vitor Dias)

Após retornar ao palco do Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, o mesmo que abrigou a montagem original em 1971, a peça “Hoje é Dia de Rock”, produzida pelo Teatro de Comédia do Paraná (TCP), escrita pelo dramaturgo José Vicente (1969) e dirigida por Gabriel Villela, dá continuidade a sua turnê, agora por cidades no interior do Paraná. Neste sábado (21), é a vez de Foz do Iguaçu receber o espetáculo. A apresentação está marcada para às 20h, no Cineteatro dos Barrageiros, com entrada franca.
Ao tratar da dissolução da identidade familiar frente às transformações, muitas vezes trágicas, a trama conta a história de uma família mineira que abandona a vida no campo em busca das oportunidades da cidade grande. O circuito migratório vem acompanhado de hostilidade entre a tradição e a modernidade. De forma poética, o texto de José Vicente retrata o momento pelo qual passava a juventude naquela época, a busca de identidade, o momento político e a influência do rock’n roll.
Dirigida por um dos principais diretores teatrais do Brasil, Gabriel Villela, o espetáculo reúne a criação de mais de 100 peças, incluindo figurinos, cenários e adereços, todos com muito requinte nos detalhes. O trabalho artesanal é realizado pelas mãos do aderecista José Rosa, que acompanha Villela há 12 anos. O elenco é formado por atores paranaenses e a preparação musical e vocal são do ator e músico multi-instrumentista Marco França, que também atua na peça, como convidado.
A montagem é um projeto do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura, realizado em parceria com a Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Apucarana e Londrina, a peça irá circular, respectivamente, em Toledo (18 de abril), Foz do Iguaçu (21 de abril) e retorna a Curitiba (27 a 29 de abril).
 
SUCESSO – Está é a segunda vez que Gabriel Villela realiza um trabalho para o Teatro de Comédia do Paraná. Em 1997 montou, no Teatro Guaíra, a peça Aurora de Minha Vida, de Naum Alves de Souza, que foi um grande sucesso. Em seu currículo constam mais de 40 espetáculos. “Uma das partes mais bacanas deste novo projeto é ele possuir uma equipe de criação impecável. Estamos orgulhosos porque esta montagem artística paranaense deu muito certo por conta da iniciativa da Secretaria do Estado de Cultura, pela capacidade incrível de produção da equipe do Teatro Guaíra e porque o diretor é realmente genial. Estamos falando de um espetáculo para todo mundo ver, porque é bonito e emociona. O público sai apaixonado. Estou muito feliz por esta circulação pelo Paraná”, conta Monica Rischbieter, Diretora-Presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
O projeto “Hoje é Dia de Rock”, aprovado pela Lei Rouanet em 2017, tem como proponente a ABABTG em parceria com o Teatro Guaíra. A Associação é responsável pela coordenação administrativa frente ao Ministério da Cultura e acompanha a passagem do espetáculo pelo estado. De acordo com a presidente da ABABTG, Simone Bönisch, a oportunidade de participar de um projeto que valoriza os artistas locais e que tem tido um reconhecimento, tanto de público quanto de crítica, é bastante significativo para a história da entidade. “Temos uma grande experiência na área da dança, então esta oportunidade de atuar e vivenciar em outras áreas artísticas, enriquece o nosso potencial de atuação”, finaliza.
Serviço
“Hoje é Dia de Rock”
Data: 21 de abril, às 20h
Local: Cineteatro dos Barrageiros
Entrada gratuita
_____________________________
Assessoria /Smartcom Comunicação

Arquivos

Categorias

Meta