Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

INSTITUTO BUTANTAN COMPLETA 120 ANOS

O Instituto Butantan – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Instituto Butantan foi criado pelo decreto assinado em 23 de fevereiro de 1901 pelo então “presidente” do Estado de São Paulo – cargo equivalente ao de governador atualmente – Francisco Rodrigues Alves, que instituiu o Instituto Serumtherapico, depois chamado Instituto Butantan, com sede na Fazenda Butantan, na parte oeste da cidade de São Paulo.

O médico Vital Brazil, primeiro diretor do Instituto Butantan – Foto: Instituto Vital Brazil

“A fundação do Instituto Serumteraphico foi justificada pela necessidade da criação de uma instituição pública capaz de produzir soro antipestoso, em função da epidemia de peste bubônica que assolava o porto de Santos desde o final do século 19”, como explica o site do Instituto Butantan.

O primeiro dos quatro artigos do decreto reza assim, na grafia da época: “O pessoal do Instituto Serumtherapico em Butantan, que ficará a cargo da Directoria do Serviço Sanitario, constará de um director, de um ajudante, de um administrador, de um escripturario, de dois auxiliares para manipulação do serum, de um cocheiro, de cinco camaradas para plantação de forragem e outros empregados, cujos vencimentos e gratificação serão os da tabella junta”. O decreto foi publicado em 27 de fevereiro daquele ano no Diario Official do Estado de São Paulo (veja a capa abaixo). O primeiro diretor da então recém-criada instituição foi o médico Vital Brazil Mineiro da Campanha, um especialista em saúde pública. (Por Jornal da USP)

 

Arquivos

Categorias

Meta