Interculturalidade

  –  UNILA oferece exames para obtenção de certificado de proficiência em Espanhol  –

 

A UNILA, pela primeira vez, será um posto aplicador dos exames para a obtenção do Certificado de Espanhol, Língua e Uso (Celu). As provas (oral e escrita) serão realizadas no dia 2 de junho. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de maio na página do Celu.
As inscrições custam R$ 160 e o pagamento pode ser feito diretamente no site ou por transferência bancária. O Celu é um certificado de proficiência em espanhol como língua estrangeira reconhecido oficialmente pelos ministérios argentinos da Educação e das Relações Exteriores e Culto e aceito pelos governos do Brasil, China e Itália. A certificação é oferecida pelo consórcio interuniversitário Enseñanza, Evaluación y Certificación del Español como Lengua Segunda y Extranjera (Else), que reúne dois terços das universidades argentinas.
O exame avalia a capacidade linguística atual do candidato para ler, escrever e falar em contextos da vida real. Os textos propostos são utilizados na mídia e em âmbitos acadêmicos e de trabalho; não há perguntas específicas sobre a língua e sua gramática.
Com uma única prova escrita e oral avalia-se em que grau o indivíduo pode cumprir as tarefas linguísticas que lhe são propostas, atribuindo-se os níveis básico, intermediário ou avançado – só são certificados os dois últimos níveis. O certificado não tem prazo de validade.
 
Trabalho conjunto – A designação da UNILA como posto aplicador é resultado de um trabalho conjunto, que teve início em 2015, da área de línguas; do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Língua(gem) e Interculturalidade (NIELI); do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), ligado à Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT). “É um esforço muito importante que consolida e demonstra o trabalho em equipe para o fortalecimento do bilinguismo na Instituição. É uma oportunidade excelente para a comunidade interna e externa”, afirma Jorgelina Tallei, professora de Espanhol como Língua Adicional.
Até agora, os interessados em obter certificação em espanhol tinham de se deslocar até Curitiba ou São Paulo, para fazer o Celu, ou até Cascavel, que aplica um exame de proficiência da Espanha.
O grupo que trabalhou para fazer da UNILA um posto aplicador do Celu acredita que os principais interessados devem ser os alunos do Ciclo Comum e de Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
________________________
Assessoria Unila

Arquivos

Categorias

Meta