Janela para o mundo

  –  Exames da EJA Online estão com inscrições abertas  –  

Inscrições podem ser feitas on line. (Foto: divulgação)
Inscrições podem ser feitas on line. (Foto: divulgação)

Estão abertas até 14 de setembro as inscrições para os Exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em qualquer estabelecimento de ensino credenciado da rede estadual.
A EJA Online é uma oportunidade as pessoas que não concluíram os estudos na idade certa. Os interessados fazem provas objetivas e uma redação e, caso sejam aprovados em todas as disciplinas, recebem um certificado de conclusão da Secretaria da Educação do Paraná.
Nesta etapa serão realizadas provas para o Ensino Fundamental, nas disciplinas de Matemática, Ciências, Educação Física, Arte, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Redação.
Para fazer a inscrição basta apresentar o original e uma fotocópia de documento de identidade e ter, no mínimo, 15 anos completos para as provas do ensino fundamental ou 18 anos completos para as provas do ensino médio. As provas são aplicadas em laboratórios de informática das escolas estaduais.
Caso o candidato não consiga a nota mínima em todas as disciplinas ou na redação, ele não recebe a certificação, mas pode eliminar matérias em que obteve média para uma etapa futura dos exames da EJA Online. Os resultados também podem ser aproveitados para outras oportunidades de certificação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O edital n.º 51/2016, a relação de escolas credenciadas e os conteúdos dos exames, além de outras informações importantes estão disponíveis no site.
Provas – As provas são aplicadas em quatro etapas distintas, de agosto a novembro deste ano. As duas etapas iniciais atenderão o ensino fundamental e as outras duas o ensino médio, com a oferta de seis disciplinas em cada etapa. As provas são aplicadas ao longo do dia, com duas de manhã, duas à tarde e duas à noite.
Cada prova tem duração de 1h30min, exceto por Língua Portuguesa, que também inclui uma redação e dura 2h. Elas são realizadas em um computador para cada candidato, com 15 questões em cada prova, com quatro alternativas para cada questão, sendo uma delas a correta. Apenas a redação não será realizada em um computador, mas em um cartão de redação impresso.
Os candidatos devem comparecer ao local das provas 30 minutos antes do início com o mesmo documento de identificação usado na inscrição. Para fazer a redação é permitido somente o uso de caneta esferográfica azul ou preta, fabricada em material transparente. O edital n.º 51/2016, a relação de escolas credenciadas e os conteúdos dos exames, além de outras informações importantes estão disponíveis na página: www.educacao.pr.gov.br/eja


(Agência Estadual de Notícias)