Leia-se, Cidade Nova!

  –  Lançamento de documentário sobre o projeto Panambi acontece nesta terça-feira (23), na Unila  –

Projeto Panambi, desenvolvido na Biblioteca Comunitária do bairro Cidade Nova. (Foto: divulgação)

Um fragmento da trajetória do projeto de extensão Panambi foi filmado por três estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA e transformado em documentário. O lançamento desse trabalho será nesta terça-feira (23), às 20h, na UNILA – Jardim Universitário (sala C-114). O evento é gratuito e aberto ao público, e tem como convidados especiais moradores do Cidade Nova – bairro em Foz do Iguaçu onde é desenvolvido o projeto, dentro da biblioteca Cidade Nova Informa (CNI).
O documentário foi filmado em 2015 pelos acadêmicos Eric Carraro, Emilio Santor e Cristhian Aquino, em um período no qual o projeto concentrava suas atividades no Cidade Nova. Atualmente, o Panambi também desenvolve ações na Escola Municipal Cândido Portinari e no Colégio Estadual Ipê Roxo. No CNI, acontecem todos os sábados, das 17h às 18h, atividades gratuitas de leitura e trabalho com outras linguagens, como música, dança, performance e ensino de línguas, sobretudo português, espanhol e guarani.
“Desde 2012, quando se inciou o projeto, até hoje, percebemos que há muitas crianças e adolescentes na biblioteca do Cidade Nova que costumam ler poesia. O projeto contribuiu para criar esse hábito com a leitura, que acontece de forma espontânea. O Panambi trabalha também com ensino dinâmico e lúdico, a partir do desejo de conhecer”, coloca a professora de Línguas da UNILA e coordenadora do projeto, Cristiane Grando.
Atualmente, o projeto conta com dois bolsistas, além de voluntários – moradores da comunidade Cidade Nova, acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento da Universidade e outros moradores da região de distintas nacionalidades. Essa diversidade permite o aprendizado e a troca a partir de diferentes línguas e culturas presentes em Foz do Iguaçu.
_______________________
Assessoria Unila

Arquivos

Categorias

Meta