Leitura na roda

  –  Guatá participa da semana literária da educação municipal  –  


O programa Tirando de Letra, da associação Guatá, integra a programação da Semana Literária da Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu, promovida pela SMED (Secretaria Municipal de Educação), de 5 a 9 de dezembro. Voltado para o incentivo à leitura, o evento cultural envolve toda a comunidade escolar, reunindo atividades interativas e lúdicas.
Durante o evento literário, a equipe de agentes de leitura da Guatá desenvolve ações gratuitas nas escolas municipais Benedicto João Cordeiro, Parigot de Souza e Santa Rita de Cássia, nos períodos letivos da manhã e tarde. O programa beneficia prioritariamente alunos dos terceiros e quartos anos do ensino fundamental.
A iniciativa é um desdobramento do programa Tirando de Letra executado nas feiras livres de Foz do Iguaçu, com o apoio da Fundação Cultural. Na Semana Literária da SMED, a Guatá realiza a ação “Auê Literário”, composto de exposições, banca literária de distribuição de material e atividade lúdica com dinâmicas interativas voltadas para a leitura e a expressão dos alunos.
_tl-benedito-1-tamborLETRA & RITMO – Na escola Benedicto João Cordeiro, os estudantes visitaram a exposição de discos de vinil, encontraram as cantigas de roda, viram a possibilidade de juntar palavras e ritmo para fazer música. Ainda teve cantoria com acompanhamento de instrumentos de percussão improvisados.  Emile dos Santos, aluna do quarto ano, ficou empolgada com as atividades. “A gente nunca tinha feito isto antes na escola”, disse.
A professora Nilda Maria Camilo contou que ficou surpresa com a rapidez com que os alunos aprenderam coisas novas. A educadora salientou a importância de atividades envolventes para diminuir a obrigatoriedade do ensino, transformando a leitura e o aprendizado em brincadeira prazerosa, que contribui para o processo de produção de textos dos alunos.
Matheus Franco, 6 anos, ficou encantado com os instrumentos de percussão improvisados e demostrou toda sua musicalidade e ritmo. Jussara Maria, de 10 anos, tocou tambor, disse que ama música e que estuda teclado. Já conhecia os vinis pelo acervo de seu avô e que encontrou nos vinis uma cantiga que ela não tinha visto antes: “A casa”, de Vinicius de Moraes.

Semana literária – 
De acordo com a coordenadora de Eventos e Projetos da SMED, Joyce Mara Santos Paz, a Semana Literária da Rede Municipal de Ensino promove trabalhos abrangendo contação de histórias, fábulas, músicas, poesias e o resgate de brincadeiras antigas. O evento visa promover a ampliação de conhecimentos, principalmente o aprimoramento de práticas educativas entre os professores.
“É uma forma de incentivar a leitura entre os alunos e professores, pois a apropriação e o domínio do código escrito contribuem significativamente para o desenvolvimento, tanto de competências quanto de habilidades importantes”, explica Joyce Paz. “Educadores e alunos podem transitar com autonomia pela cultura letrada”, completa a educadora.


 
Guatá / (Com informações da Agência Municipal de Notícias)

Arquivos

Categorias

Meta