Ler o mundo, transver a vida

  –  Guatá celebra Dia Mundial do Livro na Feira Livre da JK  –

Na foto, banca de leitura da Guatá, no Terminal de Transportes Urbanos de Foz do Iguaçu. (Foto: Áurea Cunha)

A associação Guatá promove ação cultural para celebrar o Dia Mundial do Livro, neste domingo, 23, a partir da 08:30 horas, na Feira Livre da JK, no centro de Foz do Iguaçu. Durante a ação, serão distribuídos gratuitamente exemplares da Revista Escrita, publicação de literatura e arte mantida pela associação e instaladas banca e exposições com textos de ficção.
A ação faz parte do Tirando de Letra, programa permanente da entidade que incentiva o ato de ler. O objetivo é promover a reflexão sobre a importância da leitura. A atividade também visa chamar a atenção sobre a necessidade de investimentos públicos em manutenção de bibliotecas, equipamentos de cultura e programas destinados ao livro, à leitura e à literatura.
Conforme a última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. A bíblia, segundo o estudo, é a publicação mais lida. O levantamento considera leitor quem leu pelo menos um livro nos últimos três meses. Não leitor é quem não leu nenhum livro nos três meses mais recentes.
De acordo com a mediadora da associação Guatá, Kariny Wermouth, o direito à leitura é indissociável do exercício da cidadania cultural. “A formação de leitores é quase sempre relegada a um papel secundário pelas políticas públicas de cultura e educação. Precisamos reverter isso, pois a leitura está diretamente ligada a cidadania”, frisa.
 
Quixote – Celebrado anualmente em 23 de abril, o Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), durante assembleia geral da instituição, realizado em 1995. A data marca a morte em 1616 do escritor Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de La Mancha, considerado o primeiro romance moderno.
Também em 23 de abril, nasceu (1564) e faleceu (1616) William Shakespeare, tido com o maior escritor da língua inglesa e principal dramaturgo de todos os tempos. A data foi criada pela UNESCO para homenagear os grandes nomes da literatura mundial e também como forma de valorizar a importância do livro e o direito à leitura.
________________
Guatá/Paulo Bogler

Arquivos

Categorias

Meta