logo-guata-site

AUE LITERÁRIO
REVISTA ESCRITA
SORTEIE UM HAIKAI
DE LÁ & DE CÁ

Língua!

Após incêndio, Museu da Língua Portuguesa será reaberto.

Fachada do Museu. (Foto: divulgação)

Já se passaram 5 anos depois do incêndio que destruiu o Museu da Língua Portuguesa, no bairro da Luz, em São Paulo e agora a boa notícia é que o espaço será reaberto ao público. Espera-se que passem 600 mil visitantes no primeiro ano de reabertura do museu.

A previsão para a reinauguração é dia 25 de junho. A inauguração será fechada para presidentes e representantes de países lusófonos e autoridades. Somente no dia seguinte, o público poderá reencontrar o Museu da Língua Portuguesa.

Ao todo, foram investidos R$ 81,4 milhões, boa parte vinda do seguro de incêndio. Ainda não se sabe qual organização social vai administrar o Museu. O governo de São Paulo publicou um chamamento para definir tais questões formais.

Museu da Língua Portuguesa (Foto: divulgação)

O incêndio

O Museu pegou fogo após defeito em um dos holofotes, de acordo com o laudo do Instituto de Criminalística. As chamas destruíram parcialmente a estrutura do museu no dia 21 de dezembro de 2015.

Ronaldo Pereira, de 39 anos, que trabalhava no local como bombeiro civil, morreu após parada cardiorrespiratória devido à fumaça.

História

Aberto ao público no dia 1º de março de 1901, o prédio da Estação da Luz carrega referências estruturais importadas da Inglaterra. Projetada pelo britânico Charles Henry Driver, um renomado arquiteto de estações ferroviárias, a obra levou seis anos para ser concluída.

O local onde os passageiros acessam a estação imita a estrutura do Big Ben, em Londres, com o grande e redondo relógio no topo da torre. Do outro lado, duas torres quadradas seguem o estilo gótico da Abadia de Westminster, uma igreja londrina.

Em 1901, o nome também carregou inspirações britânicas: e foi batizado de São Paulo Railway Station. No total, o edifício tem 7,5 mil m², que foram construídos com alvenaria de tijolos sobre mecanismos pré-moldados.

A estação teve um papel importante durante a época cafeeira, ligando as fazendas de café ao Porto de Santos.

___________________________
Da página Só Notícia Boa