Línguas e lugares

  –  Mapa interativo apresenta idiomas falados no mundo.
Você também pode deixar o sotaque de sua região gravado neste “mosaico de Babel”  –


A variedade linguística constitui um dos elementos formadores do universo simbólico da humanidade, constituindo uma marca profunda da rica diversidade cultural deste mundo, formado de diferentes. Para valorizar e difundir esse manancial de idiomas, dialetos, variações e sotaques, o Localingual propõe que os usuários possam ouvir a fala de pessoas de todas as partes do mundo, que podem participar compartilhando gravações de suas próprias expressões orais.
A ferramenta constitui um mapa interativo on-line, criada por David Ding, um ex-engenheiro de software interessado pelas diferentes formas de falar presentes em todo o mundo. As diferenças que chamaram a atenção do criador do site não estão restritas apenas à diversidade das línguas nacionais como também relacionam-se às formas de pronúncia verificadas entre os falantes de um mesmo idioma. Clique aqui e faça a sua gravação.
O português pode ser tomado como exemplo dessa babel devido às diferenças de pronúncia verificadas entre brasileiros, portugueses e africanos. Mesmo no Brasil, a língua de Camões assinala diferentes apropriações entre os falantes, determinadas por fatores culturais e geográficos. A língua, elemento vivo dos povos, carrega ainda as variações geracionais e sociais que refletem as formações humanas que vão além da gramática ou da língua padrão.
A viagem pelos falares do mundo proporcionada pelo site é muito simples. O Localingual apresenta um mapa dos países e na medida em que o visitante amplia a imagem surgem informações sobre as nações, estados e as principais cidades do mundo, bem como, os sons armazenados no portal das vozes de pessoas que vivem nas diversas localidades. O acervo reúne quase 20 mil gravações.
O mapa de idiomas foi lançado no início deste ano e todas as gravações são enviadas por voluntários. O site pretende ser uma espécie de enciclopédia digital colaborativa da língua. Além do caráter cultural e informativo, a ferramenta poderá auxiliar os estudantes e praticantes de línguas estrangeiras.
Para acessar o Localingual, clique aqui.

__
Guatá/P.Bogler

 

Arquivos

Categorias

Meta