Los hermanos, os primeiros

  –  América do Sul comemora 150 anos de sua primeira partida de futebol  –

O “Alumni”, primeiro clube argentino de futebol, teve o branco e vermelho em seu uniforme em homenagem ao jogo de 1867. (Reprodução de La Nación)

 
No dia 20 de junho de 1867, cento e cinquenta anos atrás, 16 jogadores se reuniram no bairro de Palermo, em Buenos Aires, para disputar o primeiro jogo deste esporte na América do Sul. Era para ter acontecido antes, no dia 25 de maio, mas fortes chuvas atrapalharam. Da segunda vez, “a convocação foi feita para as 12h30, e desta vez o tempo ajudou. No entanto, surgiu um novo inconveniente: vários dos que tinham se comprometido a participar desistiram de última hora devido à surpreendente quantidade de público que foi a Palermo”, conta o jornal “La Nación”.
O jogo teve durou duas horas e os times usaram boinas brancas e vermelhas para se diferenciarem. A equipe vermelha, capitaneada pelo inglês Tomas Hogg, saiu vitoriosa. Goleou a equipe branca do seu irmão, o também britânico  Walter Heal, por 4 a 0. O confronto usou o campo do Buenos Aires Cricket Club.
Curiosidade: os times não jogaram com formação completa, já que alguns dos convocados sentiram vergonha perante o grande público que compareceu para ver a partida. O pesquisador e escritor Jorge Iwanczuk escreveu no jornal “Clarín” que o nível técnico do jogo não deve ter sido lá muito convincente. “Obviamente, houve muita vontade e pouca organização. Em técnica, nem se fala”, afirmou.
CONTINUIDADE – Trinta anos depois daquele evento, ex-alunos da Buenos Aires English High School criaram a Alumni, a primeira grande campeã do futebol argentino. Em homenagem ao jogo de 1867, usaram as cores branca e vermelha no uniforme.
Mais tarde, outras equipes argentinas, como o Estudiante de la Plata, e o Unión de Santa Fé também lançaram mãos às mesmas cores. Desta vez para homenagear o Alumni. O uniforme do tradicional River Plate, que também as utiliza, tem outra história. A homenagem nesse caso é à Gênova, cidade italiana de onde vieram muitos dos moradores da região de Buenos Aires onde o clube está sediado.
_____________________
Com informações de UOL, Clarín e La Nación.

Arquivos

Categorias

Meta