Lupicínio, 105 anos

O gaúcho Lupicínio Rodrigues, mestre do samba ‘dor-de-cotovelo’, autor do hino do Grêmio e de célebres marchinhas de carnaval imortalizadas por vários intérpretes brasileiros, faria 105 anos nesta segunda-feira (16). Seu aniversário foi lembrado por um doodle do Google

Um dos maiores embaixadores dos amores mal resolvidos, Lupicínio Rodrigues nascia há 105 anos, em 16 de setembro de 1914, colocando em definitivo seu município natal, Porto Alegre (RS), no mapa das cidades que mais contribuiriam para disseminar o samba pelo Brasil. Seus versos inspirados em desencontros, rejeições, despedidas e traições ajudariam a cunhar o termo música dor-de-cotovelo, expressão que identifica os que sofrem de amor afogando suas mágoas sobre uma mesa de bar. Suas canções românticas seriam imortalizadas pelas vozes de intérpretes como Francisco Alves, Elza Soares, Jamelão, Paulinho da Viola, Gal Costa, Marisa Monte, Gilberto Gil, entre tantos outros.

Mas não foi só de desilusões amorosas que Lupi, como era conhecido desde a infância, ficaria famoso. Apaixonado por futebol, assinaria a autoria do hino do Grêmio, de quem era fervoroso torcedor. (El País)

Clique aqui e leia o artigo completo

______________________
El País

Arquivos

Categorias

Meta