Mandela, 100 anos!

  –  Cartas de Nelson Mandela na prisão viram livro.
Publicação celebra o centenário do líder negro  – 

.
Nelson Mandela escreveu centenas de cartas, que ganharam forma de livro na África do Sul para contar suas experiências na prisão.
.
Cartas da Prisão de Nelson Mandela (título não oficial em português) reúne 255 mensagens escritas por ele durante os 27 anos em que esteve atrás das grades. O ex-líder, que faleceu em 2013, completaria 100 anos em 18 de julho.
.
Ele escreveu as cartas entre o final de 1962, logo antes de ser levado ao presídio de Robben Island, na Cidade do Cabo, e 11 de fevereiro de 1990, dia em que voltou a ser um homem livre no prelúdio do desmantelamento do regime de segregação racial sul-africano.
.
Algumas correspondências revelam fragmentos de histórias que até agora não eram conhecidas. Em uma mensagem, Mandela citou cartas de sua esposa, Winnie Madikizela-Mandela, nas quais ela descrevia ataques sofridos em sua própria casa, como uma noite na qual acordou durante uma tentativa de estrangulamento.
.
– Contam não só a história do que acontecia na prisão e no mundo, mas do que passava pela sua cabeça – disse Sahm Venter, editora da obra.
.
Todas as cartas escritas por Mandela foram revisadas, copiadas e censuradas pelos funcionários do presídio. No início, só era permitido aos detentos escrever seis correspondências ao ano, e muitas nunca foram enviadas a seus destinatários, mas ele redigiu mensagens que hoje fazem parte da história de luta contra a opressão na África do Sul.
.
O livro é apenas o primeiro volume de cartas de um total de três que a editora deve publicar.

.

Clique aqui e acesse o Museu virtual de Nelson Mandela

.

Dia de Mandela – O líder sulafricano lutou pela construção de uma vida melhor para o seu povo, garantindo a igualdade social, política e econômica para todos os negros que viviam na África do Sul durante o regime do Apartheid.
.
Nelson Mandela foi preso em 1962, numa altura em que o regime do apartheid na África do Sul intensificava a campanha brutal contra os opositores políticos. Ficou 27 anos no cárcere, sem mudar suas convicções políticas sobre a igualdade e a liberdade.
.
Após sair da prisão, Nelson Mandela manteve sua luta política. Foi eleito presidente de seu país e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, pela sua luta contra o Apartheid. Ele governou a África do Sul, entre 1994 e 1999.
.
Mandela morreu em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos de idade.
.
Para homenagear o Nobel da Paz, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia do seu nascimento, 18 de Julho, como forma de valorizar a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.
.
O Dia de Mandela, como também é conhecido, foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU, em novembro de 2009, através de aprovação em Assembleia Geral.

__________________________
Guatá/com Calendarr
 

Arquivos

Categorias

Meta