Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Todas na vida. Nenhum direito a menos.

  –  Marcha das Mulheres nesta quinta-feira, dia 8  –

Na Marcha de 2017, Martina, vítima da violência contra as mulheres, foi lembrada. (Foto: P.Bogler)

A concentração se dará na frente ao Bosque Guarani, às 18 horas desta quinta feira, 8. A manifestação percorrerá principais ruas de Foz do Iguaçu, culminando com uma manifestação na Praça da Paz. A marcha é uma iniciativa coletiva de vários órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. A Marcha das Mulheres questiona preconceitos, exige direitos e respeito, combate a violência e pretende promover a conscientização , a exemplo de manifestações que serão realizadas pelo mundo todo no dia 8 de março.
 

A origem da data

Mulheres russas em manifestação no ano de 1917

Há cem anos, 200 mil tecelãs russas em greve percorreram as ruas de Petrogrado em luta pelo fim da I Guerra Mundial, pelo aumento dos salários, contra a fome e em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. Era o dia 23 de fevereiro de 1917, 08 de março pelo calendário ocidental. Poucos dias depois, ocorreu a Revolução de Fevereiro, que derrubou o Czar e instalou um governo provisório democrático-burguês. Uma etapa decisiva para a Revolução Bolchevique de Outubro.
Essa greve deu início a diversos levantes, com as mulheres russas tomando a frente de lutas pelo pão e pelo fim da guerra, as quais contribuíram para construir a Revolução Socialista. Clara Zetkin, militante do Partido Comunista Alemão, já havia proposto em 1910, durante o II Congresso da Mulher Trabalhadora, a necessidade de ser criado um dia em homenagem à luta das mulheres. Foi decidido realizar o primeiro Dia Internacional da Mulher em 19 de março de 1911. Em 1913, a comemoração foi transferida para 08 de março.
O Oito de Março é o dia que comemora a história de luta das mulheres em todo o mundo, uma luta por dignidade, igualdade de direitos e salários, e também por uma sociedade justa e igualitária.

Clique e leia mais sobre a história da luta das mulheres

Clique aqui e leia sobre a desigualdade entre homens e mulheres no Brasil
_________________________
Guatá/arquivo

Arquivos

Categorias

Meta