Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Memória urbana

Ciudad del Este inicia projeto para resgatar e valorizar sua história. Iniciativa colaborativa reúne fotografias de pioneiros, obras e acontecimentos das décadas de 1950 a 1970, além de objetos e vídeos.

Acervo que retrata Ciudad del Este integrará exposição
(Fotos cedidas pelo Museu El Mensú )

Resgatar, retratar e valorizar a trajetória de homens e mulheres que ajudaram a construir Ciudad del Este e rememorar acontecimentos importantes na história da cidade. Esses são os objetivos do projeto “Reconstruindo a história: conhecendo os pioneiros”, do Museu El Mensú e da prefeitura.

A iniciativa é colaborativa, a partir do recolhimento na comunidade de fotografias de pioneiros, obras e eventos, além de objetos, vídeos e outros registros. O projeto pretende reunir referências da história e da memória principalmente do período entre as décadas de 1950 – que marca a fundação da cidade – e 1970.

O acervo será recolhido a partir de 5 de outubro, no Museu El Mensú, que fica no mesmo prédio da prefeitura. Nessa data, acontecerá um evento em que o equipamento cultural apresentará ações e sua nova identidade.

Acervo que retrata Ciudad del Este integrará exposição
(Fotos cedidas pelo Museu El Mensú)

Qualquer pessoa pode contribuir para o projeto “Reconstruindo a história: conhecendo os pioneiros” repassando fotos, materiais ou vídeo contando sua própria história, sobre como chegou a Ciudad del Este e por que, por exemplo.

“Pedimos que esses materiais evidenciem o estilo de vida da época”, explica Fiorella Cuevas, assessora do Museu El Mensú. “O propósito é reconstruir a história de Ciudad de Este e fazer uma justa homenagem a tantos homens e mulheres que foram os fundadores e pioneiros de nossa cidade”, expõe.

De acordo com Fiorella, o acervo coletado fará parte de uma exposição que deverá ser apresentada até o final deste ano.

Entrega do material

Os materiais com registros históricos devem ser entregues no Museu El Mensú, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 13h. São aceitas fotografias em qualquer formato, impressas ou digitais. Pede-se, entretanto, que as reproduções sejam escaneadas com boa resolução, evitando-se fotografias diretas das imagens e perda da qualidade.

Ciudad del Este

Capital de Alto Paraná, unidade política equivalente à de um estado no Brasil, Ciudad del Este foi fundada em 3 de fevereiro de 1957 como Puerto Flor de Lis. Depois, foi denominada Puerto Presidente Stroessner, em homenagem ao ditador Alfredo Stroessner. Com a queda do regime, em 1989, o município foi batizado de Ciudad del Este, nome confirmado em plebiscito pela população.

Museu El Mensú

Endereço: Avenida Pioneros del Este, centro (prédio da prefeitura)
Horário: das 7h às 13h
Facebook: www.facebook.com/museoelmensu

______________________
Paulo Bogler / H2Foz

Arquivos

Categorias

Meta