Mescla

  – Unila prepara seminário Latino-Americano sobre Cultura  –


O 1º Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura recebe, de 15 de março a 30 de abril, submissão de propostas de simpósios temáticos, minicursos, lançamentos de livros e atividades culturais para compor a programação do evento, que será realizado de 28 a 30 de junho, na UNILA. Podem apresentar propostas pesquisadores, professores, alunos e demais interessados. As regras para a submissão podem ser consultadas na página do evento.
O tema do seminário é “A mundialização da cultura na globalização e os processos decoloniais na América Latina”. O evento é uma iniciativa do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (Claec) em parceria com o Grupo de Pesquisa “Territórios em articulação: estratégias de luta e resistência de populações rurais, indígenas e tradicionais na América Latina” (Tear), com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Pensar – A proposta central da primeira edição do Seminário é compreender a cultura como mecanismo de produção e reprodução social, a partir dos seus mais diferentes aspectos e dimensões, principalmente nas áreas das ciências sociais e humanas, que têm discutido a cultura sob o viés da mundialização das identidades culturais e da sua contraface, que são os processos contra hegemônicos que têm se ampliado em toda a América Latina.
Os organizadores almejam com o evento, dar visibilidade a análises antropológicas e sociológicas que versam, em conjunto com a economia, a política e as artes, sobre os aspectos culturais das sociedades latino-americanas em um contexto de globalização e de novas propostas epistêmicas, que revisitam a cultura a partir das teorias, metodologias e processos decoloniais.
O objetivo do Seminário é pensar a cultura como ferramenta de promoção e difusão do conhecimento, considerando a diversidade cultural e as especificidades sociais e econômicas presentes na América Latina como um todo.

______________
Fonte: Unila

 

Arquivos

Categorias

Meta