Midia e a luta antirracismo

  – Já ouviu falar de uma Cojira (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial)? São organizações criadas dentro dos sindicatos daquela categoria para tratar da questão da mídia e suas implicações na luta contra o racismo no Brasil.  –

Debate sobre a questão da mídia e racismo, em Londrina. (foto: Emerson Scada)
Debate sobre a questão da mídia e racismo, em Londrina. (foto: Emerson Scada)

Ontem (24), a Cojira Norte do Paraná realizou uma mesa-redonda que debateu a questão da mídia e do racismo. Participaram do debate os jornalistas Vera Daisy Barcellos, da Cojira do Rio Grande do Sul, Flavio Carrança, da Cojira de São Paulo e Silvia Castro, doutoranda do Programa de Sociologia da Unicamp e pesquisadora da temática mídia e relações raciais. Durante a discussão, os jornalistas abordaram a trajetória de cada Comissão na construção de uma mídia sem racismo.
Outros temas relevantes que surgiram durante a conversa foram a falta de profissionais negros nas redações – que reflete o racismo institucional existente na sociedade brasileira -, a forma como a mídia mostra a figura do negro e a ausência da discussão da temática étnico-racial durante a formação acadêmica dos comunicadores.
cojira ASSISTA: DEBATE “MÍDIA E A LUTA ANTIRRACISTA
Para uma das coordenadoras do evento e membro fundadora da Cojira Norte do Paraná, a jornalista Fiama Heloisa, a receptividade do público que esteve participou do debate comprovou a importância e necessidade de debater o racismo na mídia. “As pessoas se identificaram com a temática e conseguiram aprofundar as ideias sobre esse assunto tão importante, mas também tão esquecido”.
LEIA TAMBÉM:
NEGROS NÃO SÃO NEM 10% ENTRE OS COLUNISTAS DOS PRINCIPAIS JORNAIS BRASILEIROS


Assessoria Cojira Norte do Paraná
 

Arquivos

Categorias

Meta