"Miradas Jóvenes"

  –  Concurso fotográfico quer mostrar
o que a juventude iberoamericana vê. Inscrições abertas  –

fotografia jovens

O Organismo Internacional da Juventude para a Ibero-América (OIJ) em aliança com o Programa de Cooperação Televisão Ibero-americana (TEIb) e a Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-americanas (ATEI), e com o apoio da Secretaria Geral Ibero-americana, através do Espaço Cultural Ibero-americano, convocam os jovens da região a participar no concurso de fotografia Olhares Jovens.
O objetivo principal deste concurso é construir uma narrativa fotográfica coletiva sobre as realidades vividas por os mais de 158 milhões de jovens ibero-americanos. Este concurso, que se enquadra dentro de Criação, o programa de estímulos e reconhecimentos às produções culturais juvenis ibero-americanas do OIJ e que tem como objetivo dar visibilidade aos processos de construção de identidades que os jovens põem em cena através da cultura e da comunicação.
A convocatória está aberta até 22 de setembro de 2016, podendo participar jovens entre 15 e 35 anos de qualquer dos países associados ao OIJ (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela). As obras deverão ter uma temática baseada nas realidades juvenis ibero-americanas: quem são, o que fazem, que situações vivem e o que querem os jovens de hoje.
Entre as obras recebidas, um júri ibero-americano selecionará as 10 obras finalistas, que serão apresentadas em diferentes espaços culturais regionais e difundidas nos meios de comunicação. Esta seleção de obras estará disponível numa galeria na plataforma web de TEIb – ATEI, ibe.tv, com o fim de dar maior visibilidade no âmbito ibero-americano. Além disso, as fotografias selecionadas serão expostas na Casa da Juventude no quadro da XXV Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo que se realizará nos dias 28 e 29 de outubro em Cartagena (Colômbia).
Dessas 10 obras selecionadas, o júri escolherá 5 obras que serão publicadas através das redes sociais do OIJ para que o público selecione uma obra vencedora. O/a autor/a da obra vencedora receberá um estímulo econômico de mil euros (atendendo à legislação vigente do país vencedor).
Por sua vez, a partir de TEIb – ATEI, através de ibe.tv e da sua revista cultural El Porta(L)Voz, selecionar-se-á um dos/as 10 fotógrafos/as finalistas para que apareça na primeira página do El Porta(L)Voz.
Inscrições – Para participar, os interessados devem remeter até três fotografias ao endereço eletrônico do concurso observando o prazo final das inscrições. As fotografias devem ser inéditas, ainda não publicadas de forma impressa ou on line e que não estão inscritas ou classificadas em outro concurso.
 
Resolução de dúvidas e recepção de obras em cultura@oij.org


Segib