Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, online, tem olhar pós-Primavera Árabe

A programação do evento inclui filmes inéditos, palestra, debate e workshop gratuitos

 

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) realiza, entre 29 de julho e 23 de agosto, a 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, com o propósito de aproximar o público de obras independentes e de enfoque político. Serão exibidos 24 títulos, que vão do documentário ao gênero de terror.

Para a sessão de abertura, foi escolhido o documentário Para onde foi Ramsés?, cuja exibição será seguida de um debate com o curador da mostra, Amro Saad, e o diretor do filme, Amr Bayoumi. Logo em seguida, haverá transmissão de um show da banda Mazaher, que fez a trilha sonora do documentário. Os vídeos serão veiculados diretamente do Cairo, capital do Egito.

Segundo Saad, as obras fílmicas que compõem a mostra fazem repousar sobre o país retratado “um novo olhar”, que vai além da identidade e do estilo de vida dos egípcios, abrangendo também sua luta por direitos sociais. Exemplo disso é o documentário Joana d’Arc Egípcia (2016), de Iman Kamel, que discute as experiências das mulheres egípcias após a Primavera Árabe.

Diariamente, serão exibidos dois filmes. Cada filme será exibido duas vezes, em horários e dias diferentes. Serão realizadas sessões inclusivas (com legenda descritiva ou audiodescrição) e a apresentação da abertura terá tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

“Para onde foi Ramsés?”, filme de abertura da Mostra. (Foto: Amr Bayoumi)

A programação completa pode ser consultada pelo site, através do qual as transmissões serão feitas. Os ingressos são gratuitos. Para ter acesso à plataforma, basta que o usuário efetue cadastro utilizando seu número de CPF.

Arquivos

Categorias

Meta