Mostra de filmes online destaca o cinema irlandês

Promovido pela Cátedra de Estudos Irlandeses da USP, evento acontece de 17 a 30 de setembro

Fotomontagem com cenas de filmes que serão apresentados na 1ª Mostra On-line de Cinema Irlandês (Arte: Jornal da USP)

Aspectos da história da Irlanda e da vida contemporânea irlandesa serão abordados nos filmes da 1ª Mostra Online de Cinema Irlandês, que acontecerá entre 17 e 30 de setembro na plataforma digital Spcine Play, ligada à Prefeitura de São Paulo. Promovido pela Cátedra William Butler Yeats de Estudos Irlandeses da USP, em parceria com a Spcine Play, o evento terá ainda Rodas de Conversa sobre os filmes da mostra, entre os dias 22 e 25.

A mostra exibirá cinco filmes: os documentários Eliza: The Queen of Paraguay (2013), de Alan Gilsenan, e In the Name of Peace: John Hume in America (2017), de Maurice Fitzpatrick, e as ficções Goldfish Memory (2003), de Liz Gill, Sanctuary (2016), de Len Collin, e Michael Inside (2017), de Frank Berry. Essas obras “fazem uma grande viagem no tempo e no espaço, abrindo caminho para uma série de discussões e reflexões dentro e fora do contexto irlandês, atravessando, assim, diferentes fronteiras, imaginárias ou não”, como divulgado no site do evento.

Eliza: The Queen of Paraguay reconstitui a história da irlandesa Eliza Lynch, conhecida como a “rainha do Paraguai”. “Apesar de historicamente ter obtido status de heroína da América do Sul durante a devastadora guerra entre o Paraguai e os países vizinhos, como Brasil, Argentina e Uruguai, a importância de Lynch neste momento histórico ainda é pouco conhecida”, segundo o site.

In the Name of Peace: John Hume in America mostra como o político norte-irlandês (1937-2920) John Hume – Prêmio Nobel da Paz de 1998 – mobilizou a ampla comunidade irlandesa nos Estados Unidos para firmar um acordo de paz entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

Goldfish Memory constitui “uma visão leve sobre os perigos e prazeres dos relacionamentos na Dublin contemporânea”, ainda de acordo com o site do evento. Sanctuary é a história de dois apaixonados, Larry e Sophie, que buscam ter momentos a sós durante uma excursão entre amigos. Em Michael Inside, “um jovem de 18 anos pega um pacote de drogas para o irmão mais velho de um amigo e essa ação muda sua vida, levando-o à prisão e afetando o seu comportamento”.

A 1ª Mostra On-line de Cinema Irlandês no Brasil, promovida pela Cátedra William Butler Yeats de Estudos Irlandeses da USP, será realizada de 17 a 30 de setembro na plataforma Spcine Play.

Clique aqui para ter informações sobre como assistir gratuitamente à mostra na plataforma Spcine Play.

A programação completa das Rodas de Conversa, que ocorrerão entre 22 e 25, está disponível neste link.

 

Jornal da USP

Arquivos

Categorias

Meta