Mulheres e conhecimento

Aula Magna de 2020 da Unioeste, nesta quarta (11)

Nesta quarta-feira (11), a professora doutora Márcia Barbosa (foto) estará no campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) ministrando a Aula Magna do ano letivo 2020 sobre o tema: Mulheres na Universidade: uma verdade inconveniente.

Márcia é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e defensora da maior inclusão das mulheres nas ciências. É membro da Academia Mundial de Ciências, que congrega cientistas de países em desenvolvimento que contribuem para a prosperidade sustentável do planeta. Além disso, no mês passado foi mencionada pela ONU Mulheres com uma das sete cientistas que moldam o mundo.

Cientista premiada – A cientista Márcia, é reconhecida por suas pesquisas na área de mobilidade da água e interação com condições extremas de temperatura e pressão, além de sua interação com nanotubos de carbono. Além disso, é apontada como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, conforme lista da revista Forbes nacional, divulgada este mês. No mês passado foi mencionada pela ONU Mulheres com uma das sete cientistas que moldam o mundo.

Já ganhou o prêmio “Loreal-Unesco de Mulheres nas Ciências Físicas” e também o prêmio “Cláudia de Ciência”. Com o ingresso na Academia Mundial de Ciências ganha mais um reconhecimento, sendo uma das principais pesquisadoras do país.

O diretor geral do campus de Foz do Iguaçu, Fernando Martins, ressalta a necessidade de priorizar certas questões: “Entre elas a questão do gênero e do lugar da mulher na Universidade, somando-se a data que é simbólica, próximo ao Dia Internacional das Mulheres”.

A palestra será às 19 horas no auditório Alcibíades Luiz Orlando no campus de Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita e o evento é aberto à comunidade.

_____________________________
Assessoria