Mulheres na Academia

  –  Entidade oferece bolsas de apoio à formação acadêmica de mulheres latino-americanas  –

 
O Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) está com edital aberto para as Bolsas Marisa Letícia Lula da Silva de Apoio à Formação Acadêmica de Mulheres Latino-americanas. Serão cem bolsas destinadas a mulheres de qualquer país da América Latina e do Caribe. Metade das vagas serão preenchidas prioritariamente por brasileiras que realizam estudos ou atividades docentes e de pesquisas em instituições educativas do país.
As contempladas pelo edital poderão participar de especializações e cursos internacionais em quatro campos do conhecimentos. As áreas abrangem políticas públicas e justiça de gênero, políticas públicas para igualdade na américa latina, epistemologias do sul e direitos humanos e estudos críticos do direito. O sistema de inscrição está disponível na página da entidade na internet.
Os cursos e especializações são coordenados pelos docentes Boaventura de Sousa Santos (Portugal), Magdalena Valdivieso Ide (Chile), Luz Patricia Mejía (Venezuela), Pablo Gentili (Argentina), Nicolás Trotta (Argentina) e Eugenio Raúl Zaffaroni (Argentina). Um comitê acadêmico instituído pela CLACSO irá analisar os pedidos de bolsa, que beneficiarão preferencialmente as mulheres que não possuem condições de custear os gastos com os estudos.
De acordo com a CLACSO, a iniciativa presta homenagem à ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva, que faleceu recentemente. Marisa Letícia participou da criação do Partido dos Trabalhadores (PT), na década de 1980 e da luta sindical contra a ditadura militar. “Com as bolsas, a CLACSO homenageia tantas mulheres latino-americanas que, com Marisa Letícia, lutam de forma silenciosa e anônima pela democracia e a justiça social”, definiu a entidade.
Clique aqui para inscrever-se.
 
Período de inscrições:
– Políticas Públicas e Justiça de Gênero – até 24 de fevereiro de 2017
– Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina – até 05 de março de 2017
– Epistemologias do Sul – até 05 de março de 2017
– Direitos Humanos e Estudos Críticos do Direito – até 05 de março de 2017
 
A entidade – A CLACSO é uma entidade não governamental internacional, fundada em 1967. Reúne 587 centros de pesquisa e pós-graduação no campo das ciências sociais. Está presente em 46 países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França e Portugal. Entre suas principais finalidades está a promoção da pesquisa social para o combate da pobreza e da desigualdade, o fortalecimento dos direitos humanos e a participação democrática.

Guatá/ Paulo Bogler

Arquivos

Categorias

Meta