'Mundivisões'

  –  Mostra Museologia e Conscienciologia abre dia 28 no CEAEC  –

 

São 700 objetos relacionados a 9 coleções, incluindo gibis, discos, almanaques e meteoritos (Foto: Divulgação )

.
Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, às 19h, será aberta no Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – CEAEC, a mostra Museologia e Conscienciologia – Coleções Ampliam Mundivisões.
.
Resultado do trabalho voluntário de especialistas em colecionismo, a mostra traz 700 artefatos culturais relacionados a nove temáticas: Filatelioteca, Miniaturoteca, Nipoteca, Mapoteca, Almanacoteca, Discoteca, Raroteca, Gibiteca e Meteoritoteca. São selos, miniaturas, objetos da cultura japonesa, mapas, almanaques, discos, livros raros, gibis e meteoritos que fazem parte do acervo da Holoteca do CEAEC.
.
Aberta à visitação da comunidade, a mostra, que tem entrada gratuita, proporciona um olhar cultural, educativo e conscienciológico a respeito dos objetos, considerando a importância, o histórico e o significado, a fim de contribuir para o exercício da associação de ideias e a ampliação da visão de mundo. “O propósito da mostra é potencializar o desempenho cognitivo, sócio-afetivo e parapsíquico promovendo abordagens cosmovisiológicas”, explica a coordenadora da Holoteca, professora Nara Oliveira.
.
A Nipoteca, por exemplo, retrata o Japão Imperial e Contemporâneo e destaca a diáspora que trouxe para o Brasil os primeiros imigrantes japoneses. Faz pensar as relações intercontinentais que aproximam realidades tão distantes como metáfora inspiradora para as viagens interdimensionais que nos permitem adentrar outros mundos e desvendar realidades improváveis.
.
A Almanacoteca traz exemplares de almanaques raros brasileiros e portugueses ricos na diversidade de materiais, na tipologia das edições e na variedade de gêneros textuais.
.
O mostruário da Discoteca apresenta a evolução do disco e das capas e destaca a presença do parapsiquismo nas composições mediúnicas e o caráter terapêutico pacificador das músicas.
Acervo da Gibiteca reúne publicações consideradas raridades (foto: Divulgação)
.
Os exemplares dispostos no espaço Gibiteca são raros, na maioria clássicos da História dos Quadrinhos, merecendo destaque a vitrine que ilustra o parapsiquismo nos gibis.
.
A Miniaturoteca traz pequenas e delicadas peças oriundas de várias partes do mundo que encantam pelo detalhismo e beleza.
.
Na Meteoritoteca estão expostos 131 meteoritos que caíram em 24 países. Desse total, 42 exemplares foram encontrados no Brasil.
.
A Raroteca retrata livros raros e a Mapoteca traz mapas e referências dos tempos de navegação. Na Filatelioteca estão expostos selos sobre livros, astronomia, meteoritos, gibis, entre outros.
.
Dedicada ao Museu Nacional do Rio de Janeiro, a mostra ficará exposta no CEAEC por tempo indeterminado. A entrada é gratuita.
.
Lançamento – 
Outra atração da noite será o lançamento da Revista Holotecologia. Na terceira edição, a publicação de 204 páginas apresenta um enfoque sobre a Museologia, com textos sobre o Ecomuseu de Itaipu, Arquivo da Torre do Tombo, de Portugal, Museu da Paz, Conservação e Restauração de Livros, coleções da Holoteca e sobre o projeto Megacentro Cultural Holoteca, a ser implantado em Foz do Iguaçu. No total são 18 artigos assinados por 23 autores.
.
CEAEC – Criado em 1995, o CEAEC é um centro de pesquisa e estudos que visa disseminar a Conscienciologia por meio de atividades educacionais e culturais. Situado no bairro Cognópolis, o CEAEC oferece cursos e palestras abertos à comunidade. Todo trabalho tem por base o vínculo voluntário.
.
Mostra Museologia e Conscienciologia

Visitação gratuita todos os dias das 9 às 12h,
e das 14h30 às 18h na Holoteca do CEAEC.

____________________
Assessoria Ceaec

Arquivos

Categorias

Meta