Música: Unila lança para curso de extensão

Inscrições para o curso de Teoria Musical Básica estarão abertas de 23 de fevereiro a 4 de março
curso musica partiturasAs inscrições para o curso de extensão Teoria Musical Básica estarão abertas entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março. Os interessados devem preencher formulário online. Para acessá-lo, clique aqui. O curso é gratuito, com direito à certificação e voltado para o público a partir de 16 anos. Ele é aberto a toda comunidade interessada em ter um primeiro contato ou em aprofundar o conhecimento dos elementos de teoria musical. As aulas iniciam-se na segunda semana de março e terão duração de 18 semanas.
No total, serão ofertadas 40 vagas, divididas em duas turmas de 20 alunos, uma às quintas-feiras, a partir das 10h, e outra, aos sábados, às 14h. As aulas semanais terão carga horária de duas horas e irão acontecer no campus do Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, antiga Uniamérica). O curso é uma iniciativa da Escola Livre de Teoria Musical da UNILA e acontece desde 2014.
“Na Escola Livre, buscamos ensinar teoria musical de forma contextualizada e, ainda, valorizar a experiência e o gosto das pessoas. Assim, também esperamos atingir possíveis interessados em cursar Música na UNILA, mas que não possuem conhecimentos específicos na área, mesmo que já sejam músicos com alguma experiência prática”, explica o coordenador do projeto, Gabriel Ferrão Moreira, coordenador do curso de Música da Universidade.
Teoria musical – No primeiro módulo, trabalha-se com o princípio para o ensino da teoria – o conhecimento da notação musical e a interpretação dos símbolos musicais. O trabalho com a pauta musical tem por objetivo fazer com que os estudantes fixem de maneira prática os nomes e os lugares das notas. A partir dessa base, inicia-se os trabalhos com a teoria: estudo de escalas, harmonia (acordes) e divisão rítmica.
“Como estamos ofertando o módulo básico, com duração de, aproximadamente, quatro meses, focamos nesses princípios elementares, que já fornecem ferramentas que podem mudar significativamente a experiência das pessoas com a música que escutam, além de expandir seus gostos e apresentar uma série de novas possibilidades para a relação delas com a música”, esclarece o docente.
Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, o e-mail de contato é teoria.unila@gmail.com.


Assessoria Unila
 

Arquivos

Categorias

Meta