Não é só futebol! Revelar e incluir, verbos que inspiram o futsal campeão da fronteira

Willian e Welinton Brandão sonhavam em orgulhar a comunidade em que moram e a família. Dos 22 atletas que defendem a camisa do Foz Cataratas, 12 são nascidos em Foz.

Foz Cataratas Futsal conta com irmãos no elenco na temporada 2020 (Fotos: Nilton Rolin / Foz Cataratas)

 

O trabalho do Foz Cataratas Futsal com os jovens da cidade de Foz do Iguaçu é atualmente uma referência no Brasil. O time tem o projeto de base classificado como um dos melhores do país. Recentente a RPC, afiliada da TV Globo, contou mais uma história de continuidade desse trabalho, que vai muito além do jogo, da partida, da vitória ou da derrota.

A RPC fez uma reportagem narrando a trajetória dos irmãos Brandão, do bairro Porto Meira. Hoje, Willian e Welinton integram o time principal do Foz Cataratas Futsal, que representa a cidade de Foz do Iguaçu nas principais competições nacionais e estaduais do esporte.

Há pouco tempo, os dois atletas profissionais eram dois adolescentes da periferia de Foz do Iguaçu que sonhavam orgulhar a comunidade em que moram e a família.

 

Irmãos Brandão, histórico

Ano de 2014. Willian Brandão dá sua primeira entrevista. Ele comenta sobre o sonho de ser jogador. Fala das dificuldades da vida e do orgulho da mãe. Na ocasião, o irmão mais novo, Welinton, fala que iria seguir os passos do irmão. O apresentador Anderson Frigo diz que iria acompanhar a história.

Setembro de 2020. Weliton, o menino persistente, aquele que guardou na memória o sonho de ser jogador, hoje integra o time principal ao lado do irmão. E para a surpresa do projeto Foz Cataratas Futsal, essa história foi contextualizada.

 

Jovens iguaçuenses transformam o sonho em realidade ao jogar futsalprofissionalmente

 

Base de talentos

O Foz Cataratas Futsal é tradicional em revelar novos talentos para a modalidade. A cada temporada os meninos da categoria Sub-20 são preparados para o desafio de integrar a equipe adulta.

Neste ano, a história se repetiu com o fixo Euller Rodriguez “Pajé”, também com o ala-direito Guilherme Lobo e o pivô Matheus Adorno “Paraguá”; mais recentemente foram convidados o ala-esquerdo Welinton Brandão, que passou pelo projeto social CAIA, que atende jovens e adolescentes em situação de risco e o fixo Marcos Alexandre Brito, ex-jovem aprendiz na Itaipu Binacional.

Dos 22 atletas que defendem a camisa do Time das 3 Fronteiras, 12 são nascidos em Foz do Iguaçu, motivo que enche de orgulho a imensa torcida iguaçuense.

Sobre a Unipa

A Associação Unipa, portadora do CNPJ 11.840.357/0001-02, entidade sem fins econômicos, sediada na Rua Lisboa, 510, Jardim Alice I – Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, mantenedora da equipe Foz Cataratas Futsal, tem como objetivo desenvolver a modalidade de futsal, apoiando as categorias de base e o time adulto para a participação em campeonatos, em nível local, estadual e nacional.

Treinador Marlus Sokolowski orienta a equipe do Foz Cataratas

A gestão da Associação Unipa segue diretrizes de responsabilidade social, profissionalismo e transparência. Por meio da equipe Foz Cataratas Futsal, inspiramos, motivamos e oportunizamos aos jovens a prática esportiva, selecionando e aprimorando suas aptidões físicas, motoras e psicológicas, visando a resultado esportivo e social.

O esporte possui um cunho social de extrema relevância e faz parte da cultura brasileira, ocupando espaço importante na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e da identificação com ídolos.

Resultados esportivos dos últimos três anos

No ano passado, o Foz Cataratas Futsal conquistou o bicampeonato paranaense de futsal (2018/2019).

Em 2017, a equipe conquistou o terceiro lugar na Liga Nacional de Futsal. Em 2018 e 2019, também teve participações brilhantes, classificando-se novamente entre os times finalistas.

Em 2019, em sua primeira participação na Taça Brasil de Clubes, o Foz Cataratas Futsal alcançou a quinta colocação. Neste ano, a competição será realizada no mês de outubro, e se espera uma classificação ainda melhor.

A nossa equipe sub-20 conquistou o pentacampeonato paranaense e se tornou a maior campeã dessa categoria no estado. Todos os anos são revelados talentos, e os que mais se destacam são projetados no time adulto.

O experiente pivô Daniel Souza repassa posicionamento a Marquinhos, que passou a integrar a equipe (Foto: Nilton Rolin / Foz Cataratas)

Atualmente, as categorias de base do Foz Cataratas estão classificadas entre as melhores do futsal brasileiro. Com essas conquistas, o time projetou Foz do Iguaçu no cenário esportivo nacional, principalmente pela paixão da nossa torcida, que lota o Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti e faz um belo espetáculo nos jogos.

O Azulão, como é chamado carinhosamente em Foz do Iguaçu, permite à população da cidade viver as emoções de grandes jogos e se orgulhar de participar do melhor futsal do país.

(Assessoria Foz Cataratas Futsal)

Arquivos

Categorias

Meta