Natal de Luzes em tempos de covid: para assistir espetáculo, um circuito drive-thru

A margem brasileira da Itaipu vai oferecer um circuito drive-thru a partir deste sábado (5), para moradores e turistas poderem acompanhar o Natal de Luzes promovido pela usina na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A.

Abertura do Natal será sem público, mas transmitida ao vivo por rede sociais. (Foto: Patricia Iunovich)

 

Haverá um portal e um circuito sinalizado de aproximadamente 600 metros para a passagem dos carros, de onde o espetáculo poderá ser apreciado. Essa modalidade vale até a permanência do decreto do governo estadual que restringe eventos com mais de dez pessoas em lugares públicos.

Por isso, por enquanto, não será permitida a participação de forma presencial, a pé, fora dos carros. Depois, se houver alterações, haverá um comunicado sobre outras opções para participar da programação. A Itaipu está recebendo o apoio da Prefeitura para a realização do evento, com a sinalização e ordenamento do fluxo.

O destaque será a projeção mapeada nas fachadas da catedral, que será apresentada até o dia 23, das 20h às 22h30. Essa técnica permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que é previamente mapeada por um software.

 

Abertura

Detalhes da ornamentação do Natal de Luz em frente à Catedral na Vila A (Foto: Sara Cheida)

A abertura do evento está prevista para este sábado (5), às 20h, com as presenças do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o prefeito em exercício, Nilton Bobato, e o padre Clodoaldo Frasseto, pároco da Catedral.

A solenidade restrita será transmitida ao vivo pelos canais da Itaipu no Youtube (youtube.com/itaipubinacional) e Facebook (facebook.com/ItaipuBinacionalOficial).

A poucos metros dali, o prédio do Centro Executivo da Itaipu também será decorado.

“Ano de desafios”

Silva e Luna diz que o Natal de Luzes é um presente para a população de Foz e turistas. “Sabemos que tem sido um ano atípico, com muitos desafios. Por isso, devemos celebrar e agradecer cada momento da vida. E o Natal é o resumo disso: a confraternização de todos os povos e religiões do mundo.”

O Natal de Luzes da Itaipu se integra ao Natal de Foz do Iguaçu, na Praça da Paz, que começa no dia 11, também pelo modelo drive-thru.

De várias partes da cidade, será possível ver o espetáculo projetado na catedral. O roteiro, em quatro atos, começa com uma estrela guia que passa pela cidade e pelos principais pontos turísticos, culturais e religiosos da fronteira, como as Cataratas do Iguaçu, usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras, Ponte da Amizade, Templo Budista e Mesquita.

Os demais cenários serão surpresas, mas devem encantar quem assistir. A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo).

Com grandes apresentações no portfólio – como o “abraço do Cristo Redentor”, para a campanha Carinho de Verdade, no Rio de Janeiro (RJ) –, a Visualfarm transformará a fachada da catedral em uma tela de projeção mapeada, ilustrando uma narrativa que traz mensagens de esperança e promete encantar turistas e a população iguaçuense.

Não haverá cobrança de ingresso, mas quem quiser poderá levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas para entidades beneficentes.

Abertura do Natal será sem público, mas transmitida ao vivo por rede sociais. (Foto: Patricia Iunovich)

Na catedral

A escolha do local não aconteceu por acaso. O Gramadão da Vila A, tradicional palco do Natal de Itaipu, está passando por obras de revitalização.

A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe fica muito próxima e engrandece o espetáculo.

Inovação

A festa de Natal promovida este ano por Itaipu será a mais inovadora e sustentável celebração natalina já preparada pela usina para presentear a cidade e a região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Além da projeção, a área da catedral terá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.

Confira o circuito drive-thru

 

Assessoria Itaipu

Arquivos

Categorias

Meta