Necessidades especiais

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado anualmente em 3 de dezembro.

Também conhecido como o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência, esta data tem o objetivo de informar a população sobre todos os assuntos relacionados a deficiência, seja ela física ou mental.

Além disso, busca também conscientizar as pessoas sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social, como a política, a econômica e a cultural.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 10% da população mundial tem alguma deficiência.

A principal ideia desta data é refletir (e pôr em prática) os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e dignidade para todas as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência.

No Brasil, o Decreto de Lei nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, define a deficiência humana como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”.

Nenhum para trás – A ONU entende que pessoa com deficiência, como beneficiária e agente de transformação, pode acelerar o processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável, além de ser ator importante na promoção de sociedades resilientes. “Governos, pessoas com deficiência e suas organizações representativas, instituições acadêmicas e o setor privado precisam trabalhar como equipe para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, defende a Organização.

Origem do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Esta data foi criada através de uma Assembleia Geral das Nações Unidas – ONU, em 14 de outubro de 1992.

Na mesma data escolhida pela ONU para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, também se comemora o Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência – criado em 1982.

_______________________
Calendarr

Arquivos

Categorias

Meta