Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

No céu

Apresentação da Esquadrilha da Fumaça marca os 20 anos do Gramadão de Itaipu

A Esquadrilha da Fumaça será a grande atração do aniversário de 20 anos do Gramadão da Vila A, no dia 27 de março, uma sexta-feira. A apresentação aérea vai começar exatamente às 17h30, com duração de 40 minutos. A organização orienta o público a chegar com pelo menos meia hora de antecedência, para garantir um bom lugar. Também haverá shows com artistas locais e atividades recreativas para as crianças.

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, lembrou que o Gramadão é o principal ponto de encontro dos moradores da cidade e a festa dos 20 anos deve estar à altura da importância do espaço. “Será um momento para reunir a família e assistir a um espetáculo único, além das inúmeras atividades que estão sendo programadas”, afirmou. “Todos estão convidados.”

A esquadrilha é uma das unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) e se apresenta com sete aviões Super Tucano, da Embraer. As manobras incluem looping, cruzamento simultâneo de aeronaves e voos de cabeça para baixo. Desde 1953, quando a unidade foi criada, foram 3,5 mil apresentações em mais de 20 países.

Em Foz do Iguaçu, a última apresentação ocorreu em agosto de 2012, também no Gramadão da Vila A, dentro da programação da Semana Cívica. Na época, o público lotou o espaço para assistir as acrobacias aéreas – e a expectativa é que o show volte a atrair um grande número de pessoas.

A festa de 20 anos ocorre em um momento de transformação do Gramadão. Segundo a superintendente de Comunicação Social e de Turismo de Itaipu, Patrícia Iunovich, a apresentação marca o início de uma série de eventos deste ano da binacional para a comunidade. Esses eventos culturais serão feitos em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu e farão parte do calendário do município. “A Itaipu quer estar cada vez mais próxima da população com iniciativas que tragam bem-estar para moradores e turistas, seguindo as diretrizes da gestão Silva e Luna”, afirmou.

Novo Gramadão

“Praia” do iguaçuense, Gramadão passará por uma grande transformação, até 2021. (Foto: Alexandre Marchetti)


O espaço de 31 mil metros quadrados, inaugurado em 2000, é administrado pela Comunicação Social de Itaipu e passará no segundo semestre pela maior revitalização de sua história, com novo mobiliário urbano, ampliação da arborização e paisagismo, reforço na iluminação, construção de arquibancadas e rampas de acessibilidade, entre outras melhorias. O investimento previsto é de R$ 2,6 milhões.

A intenção é transformar o Gramadão em um novo parque de lazer da cidade. As melhorias serão feitas de forma gradativa, para permitir que a população e os comerciantes continuem a usar o espaço durante a reforma. A expectativa é que as obras estejam prontas em 2021.

O Gramadão também será parte do itinerário do circuito turístico que vai ligar o Futuro Mercado Municipal à Itaipu, passando por pontos históricos da cidade e que remetem à história da usina. O circuito foi anunciado no final do ano passado e deverá ser implantado também em 2021.

__________________________
Assessoria Itaipu

Arquivos

Categorias

Meta