No fim da fila

  –  Brasil ocupa 59º lugar no ranking da leitura entre 76 países, aponta levantamento  –

 

Banca de leitura de gibis do programa Tirando de Letra (Fotos: Kariny Wermouth/Guatá)

.
Hoje o Brasil ocupa o a posição 59 em leitura entre 76 países, como mostra o Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Alunos, aplicado em estudantes a partir do 7º ano.
.
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos – em inglês: Programme for International Student Assessment – PISA – é uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar feita a cada três anos. O PISA é coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de melhorar as políticas e resultados educacionais.
.
Desde o dia 13 de junho está em vigor a Política Nacional de Leitura e Escrita com estratégias que devem contribuir para a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas.
.
O presidente da Câmara Brasileira do Livro, Luis Antonio Torelli, está otimista. “ Nós vamos ter um outro olhar para a questão da educação, da cultura e da leitura no Brasil.”
.
Oxalá, a intuição dele esteja perto da razão e  a leitura deixe agora de ser o patinho feio da cultura.
.
A história está sendo escrita e a pergunta pertinente é a de quando chegaremos à última página, onde o Brasil seja um pais de leitores, um país de iguais?
.
Por enquanto, essa página está longe e outras precisam ser viradas. Estima-se que, hoje, de cada R$ 100 aportados em projetos de cultura no Brasil só um vai para projetos literários.
.

Banca de leitura do “Tirando de Letra” em universidade pública do Paraná.

 
_____________________________
Guatá/comEBC

Arquivos

Categorias

Meta