Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Nota Pública em defesa da Universidade da Integração Latino-Americana

  –  Nota do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu sobre o “projeto UFOPr”  –

Unila presente na vida cultural de Foz do Iguaçu. Na foto, em 2015, docentes e estudantes da Unila se integram à comissão formada pelo CPMC para revisar a Lei de Patrimônio Cultural do Município. (Arquivo CPMC)

A mesa diretora do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu (CMPC) manifesta-se contrária à emenda aditiva proposta pelo deputado Sérgio Souza (PMDB/PR), que impõe a extinção da Universidade da Integração Latino-Americana (UNILA). Este órgão expressa solidariedade à comunidade acadêmica e apoio ao projeto e aos compromissos fundadores da instituição de ensino superior sediada em Foz do Iguaçu.
Universidade em processo de consolidação, com apenas sete anos de constituição, a UNILA representa um projeto singular. Sua particularidade consiste em promover formação universitária pública e gratuita, integração cultural e desenvolvimento socioeconômico voltados para os povos e nações da América Latina, principalmente, no âmbito da comunidade de países que integram o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
A UNILA fortalece o desenvolvimento cultural em Foz do Iguaçu e região por meio da oferta de graduação e pós graduação em áreas artístico-culturais. A comunidade acadêmica também atua em espaços de elaboração e deliberação de políticas públicas, em projetos de extensão e iniciativas espontâneas de estudantes, professores e técnicos que fomentam a integração permanente com a população de Foz do Iguaçu.
A composição da UNILA, reunindo professores, estudantes e agentes universitários brasileiros e de outros 16 países, contribui para tornar ainda mais diverso o ambiente cultural e étnico da região trinacional. São trocas e vivências que ressaltam as diferenças, valorizam a diversidade e o diálogo intercultural, fatores determinantes para a construção de uma sociedade verdadeiramente plural e democrática.

Foz do Iguaçu, 15 de julho de 2017.
Mesa Diretora do Conselho Municipal de Políticas Culturais
__________________
Presidente: José Luiz Pereira

Arquivos

Categorias

Meta