"O choque de dois mundos"

–  Programação na Unila apresenta documentário sobre chacina na Amazônia peruana  –

Dia 15 de junho, sexta-feira, às 18 horas, no auditório principal do campus Jardim Universitário, da Unila. sessão cinema documental, poesia e música. Da programação consta a apresentação do documentário “Choque de Dois Mundos”, um recital de poesia e a apresentação musical de vários convidados.
.
“El Choque de Dos Mundos” é de 2016, produzido no Perú foi dirigido por Heidi Brandenburg e Mathew Orzel. Documentário de 110 minutos, é aconselhado para maiores de 14 anos. O documentário leva diretamente à linha de fogo entre duas visões de país e dos interesses peruanos frente ao futuro daquele país e a conservação da Amazônia na primeira década do século XXI.

https://www.youtube.com/watch?v=fD1v5N0eeGA

.
De um lado o então presidente Alan Garcia, que interessado em participar do cenário econômico mundial, começa agressivamente a extração de petróleo minerais e gás de terra indígena, ainda intacta. Rapidamente encontra a oposição do líder Alberto Pizango e de povos indígenas que veem seus territórios ancestrais ameaçados.
.
Alan Garcia segue omisso às súplicas pelo respeito aos direitos dos indígenas e à natureza, uma guerra tensa de palavras se desdobra em violência mortal.
.
Breve histórico do conflito:
.
Em 5 de junho de 2009 aconteceu o massacre de Bagua, nas cercanias da localidade de El Reposo, próximo às cidades de Bagua e Bagua Grande, no Departamento de Amazonas. Segundo a informação oficial do governo peruano, o enfrentamento teve um saldo de 33 pessoas mortas (10 indígenas e 23 policiais). Estes acontecimentos se deram a partir da expulsão de aproximadamente 5 mil aguarunas, huambishas e pessoas de outros grupos étnicos amazônicos, assim como de moradores das cidades vizinhas.
.
O enfrentamento entre indígenas, moradores da região e polícia começou pelo ataque das forças policiais. A ordem foi dada por ministros do governo Alan Garcia.
.
Mais recentemente o portal Wikileaks passou a afirmar que os EUA tiveram papel nos bastidores do conflito, a partir de interesses econômicos estaduinidenses.
.
Clique aqui para visitar a página do evento “Choque de Dos Mundos – palestra e arte”

_______________________
Assessoria
 

Arquivos

Categorias

Meta