O rio, o Oeste e a sua Gente

  –  Inscrições para o 1º Encontro Regional
de Cultura da BP3 vão até dia 6 de abril  –  

__cultura bp3

Estão abertas as inscrições para o 1º Encontro Regional de Cultura da BP3, região que compreende 29 municípios que formam a Bacia Paraná3 . A expectativa é de reunir cerca de 500 pessoas, entre gestores públicos de cultura, agentes de memória, produtores culturais, artistas, bem como representantes de movimentos sociais, lideranças comunitárias e público em geral.
O evento terá como tema central “Cultura, territórios e cidades”. Os interessados em participar deverão se inscrever exclusivamente pela internet, sendo necessário o preenchimento e envio do formulário disponível no link: lapsicab.itaipu.gov.br. A inscrição se encerra no próximo dia 6 de abril.
O objetivo é debater assuntos como dimensão identitária da cultura, democratização e acesso às ações culturais nos municípios (equipamentos, espaços públicos e convivência comunitária), mapeamento cultural, empreendedorismo criativo, museus e exposições.
A conferência de abertura será ministrada por Cecília Machado Angileli, pós-doutora em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (SP) e docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNILA, em Foz do Iguaçu.
Entre os convidados estão nomes como Adailton Medeiros (Ponto Cine, Rio de Janeiro-RJ), Ana Paula do Val (Observatório da Diversidade Cultural, Belo Horizonte-MG), André Fontan Kohler (USP, São Paulo-SP), Andreia Moassab (UNILA, Foz do Iguaçu-PR), Cláudia Feijó (Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro, Porto Alegre-RS), Ivanete Schuman (UNIOESTE, Foz do Iguaçu), Jacó Gimenes (Paranatur, Curitiba-PR), Luis Carlos Prestes Filho (Núcleo de Economia da Cultura/UCM, Rio de Janeiro), Thiago Hoshino (INCT/Observatório das Metrópoles, Curitiba).
Além deles, também terão destaque representantes de iniciativas regionais, como o Centro das Artes e dos Esportes Unificados (Toledo – PR), a Biblioteca Comunitária Cidade Nova e a ação de extensão Cinema na Curva do Rio, ambas de Foz do Iguaçu – PR.
O encontro é organizado pela Rede Regional de Cultura e Patrimônio da BP3, ação articulada pelo Ecomuseu da Itaipu, como uma das inciativas ligadas ao Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo, UNILA, UNIOESTE e FPTI.
Para mais informações, procure a Secretaria ou o Departamento de Cultura de seu município.


Assessoria Itaipu