Objetos que aproximam, num museu à distância

O Museu das Coisas Banais convida para exposição virtual de fotografias de objetos e suas narrativas

“Coisas Banais” é um museu virtual que tem o acervo composto por objetos biográficos, que podem parecer banais, mas que possuem importante papel na memória afetiva de seus donos. O Museu das Coisas Banais é um projeto de pesquisa vinculado ao Departamento de Museologia, Conservação e Restauro, Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do  Sul.

Criado em 2014, visa, através da criação de um Museu Virtual, preservar e compartilhar as memórias de toda e qualquer pessoa, por meio de seus objetos biográficos, objetos esses que, acompanham a vida dos sujeitos e adquirem valor afetivo. O principal objetivo do MCB é discutir esses objetos, muitas vezes considerados banais, como portadores de memória e passíveis de tornarem-se objetos museológicos.

Até o dia 8 de julho, a organização da página virtual recebe colaboração para uma nova atividade. Nesta etapa, com a pandemia do coronavírus em curso, está sendo preparada uma exposição intitulada “Objetos que Aproximam”, que tem como tema coisas que estão nas casas das pessoas, acompanhando-as na quarentena.

“Com o distanciamento social da quarentena, passamos os dias no interior das nossas casas e os objetos são nossa companhia, tanto em suas funções práticas no cotidiano doméstico, como em seu aspecto afetivo: possibilitando a aproximação com nossos entes queridos. A humanidade inventou muitos objetos mediadores, que permitem a comunicação entre pessoas que estão fisicamente separadas. Mas, nós, equipe do Museu das Coisas Banais, acreditamos que qualquer objeto pode cumprir a missão de aproximar, pois os objetos nos fazem lembrar”, explica o convite aberto na internet para quem se interessar em participar do projeto.

Veja uma prévia da exposição virtual que está sendo montada pelo Museu, aqui.

 

 

Para participar:

– Fotografe o objeto e escreva um texto evidenciando por que ele é especial e de quem ele aproxima.

– Preencha o formulário disponível no link: https://museudascoisasbanais.com.br/compartilhe, até o dia 08 de julho de 2020. No campo Título do Objeto, escreva: EXPOSIÇÃO + o título que você deseja dar para sua narrativa.

Todos os trabalhos enviados até a data limite e que estiverem de acordo com as políticas do Museu das Coisas Banais participarão da exposição virtual OBJETOS QUE APROXIMAM, na galeria virtual do site https://museudascoisasbanais.com.br/.

A exposição será aberta para visitação virtual no dia 22/07/2020. Posteriormente, os trabalhos serão integrados ao acervo permanente do Museu.

É permitido enviar mais de um trabalho.

Dúvidas no e-mail: museudascoisasbanais@gmail.com (favor colocar EXPOSIÇÃO no título)

Guatá / Museu das Coisas Banais