Olhar apurado

  –  Estudante da Unila é finalista em concurso internacional de cinema. Vote você também.  –

Cena de “Clube Stalker”, dirigido por Alice Nicolau (Foto: divulgação)

A acadêmica do curso de Cinema e Audiovisual da Unila, Alice Nicolau, é finalista do concurso de curtas-metragens “DirectTV CINEMA+”, com o filme Clube Stalker. A seleção, dirigida a jovens cineastas latino-americanos, oferece como premiação uma bolsa de estudos na escola de cinema da Califórnia, nos Estados Unidos, e cerca de R$16 mil em equipamentos para a universidade.
Para classificar-se à etapa América Latina da mostra, Alice Nicolau conta com o voto dos internautas, que podem participar da consulta rápida e simples até o dia 20 de fevereiro. Para votar no filme Clube Stalker, basta clicar aqui. Seu trabalho concorre com outras quatro produções nacionais. Nascida em Maceió, Alagoas, a realizadora de cinema estuda em Foz do Iguaçu há quatro anos.
Alice Nicolau: “Cinema, expressão compartilhada” (Foto: arquivo A.N.)

Clube Stalker surgiu da vivência de Alice e a de seus amigos com experiências de violência. Por meio da personagem “Bárbara”, uma imigrante, o curta-metragem destaca e propõe a reflexão sobre violência de gênero, a condição da mulher na sociedade, desumanidade, paranoia, pânico, depressão e suicídio, presentes em todos os círculos sociais.
Ligada à linguagem experimental e apreciadora de escolas artísticas que vão da Nouvelle Vague ao cinema marginal brasileiro, passando pelo surrealismo, Alice Nicolau explica que o cinema é uma forma de expressão compartilhada. “Me permite contar experiências em uma autoexpressão que curiosamente é compartilhada por muitos espectadores e colegas de trabalho”, revela a cineasta, na apresentação de Clube Stalker.
Na plataforma em que o filme está publicado, espectadores registram as boas sensações e impressões recebidas pela obra.  Marcus Vinicius, de Maceió, considerou o filme comovente. “Me comoveu muito ver um curta de conteúdo tão denso (e importante), feito por uma conterrânea. Tem meu voto!”, destacou. “Achei as cenas lindas”, destacou Vanessa Clark.
O filme Clube Stalker é dedicado à memória de Danto Giardina, estudante de Cinema e Audiovisual da Unila, falecido este ano.

ELENCO: Raíza Vinhal, Caio Moura, Leandro Raggi, Rafael Gomes
PRODUÇÃO:
Texto e direção: Alice Nicolau
Assistente de direção: Nayara Soares
Produção executiva: Gabriel Gusttavo
Coordenação de produção: Alice Nicolau
Assistentes de produção: Luiz Todeschini, Débora Fragata e Gabriel Gusttavo
Direção de fotografia: Luiz Todeschini
Assistente de fotografia: Yara Pires
Direção de arte:  Alice Nicolau, Débora Fragata, Cindy Lohana, Moa Ferreira, Rafael Gomes e Susana Arruda

________
Paulo Bogler / Guatá

Arquivos

Categorias

Meta