Onça

“Índia” tem registro inédito no Parque Nacional do Iguaçu. Pesquisadores comemoram o encontro desta onça-pintada, mais nova conhecida “moradora” da reserva, e que deve estar esperando filhote.

“Índia”, registrada durante passeio noturno
no Parque Nacional do Iguaçu. (Projeto Onças do Iguaçu)

Pesquisadores que atuam no projeto Onças do Iguaçu fizeram registro inédito da onça-pintada Índia no Parque Nacional do Iguaçu. As imagens fotográficas foram captadas na semana passada, durante passeio da fêmea pela mata. O local dos registros não foi divulgado para não comprometer a segurança do felino.

Os especialistas acreditam que Índia possa estar esperando filhotes. A onça nunca havia sido registrada anteriormente por nenhum projeto de conservação. “Era um animal desconhecido e, aparentemente, está gravidíssima”, comemora Yara Barros, coordenadora-executiva do projeto Onças do Iguaçu.

Assista ao vídeo:

Índia

Ahhhhhhhhhhhhhhh, uma fêmea novaaaaaaaaaaaaa!E está grávida!!!!!!!!!!!!Ai Meu Deeeeeeeeeeeus!!!Nós temos maturidade para lidar com isso?NãoMas pelo menos estamos tentando comunicar o fato de forma profissional?Também não!Que lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.Ok, ok, chega de chilique e vamos tentar mostrar o mínimo de maturidade.Essa é a Índia, uma fêmea que ainda não havia sido registrada pelo Projeto. E aparentemente, gravidíssima.A gestação das onças-pintadas dura cerca de 90 dias, e podem ter de 1 a 4 filhotes, mas o mais comum é que tenham 2 filhotes.Agora é torcer, e muito, para que a Índia tenha um bom parto e que ela e seus filhotes estejam protegidos de caçadores!E em breve devemos ter mais oncinhas por aí!Lindeza ou muita lindeza, colegas?#insidenatgeo #FundoIguaçu #wwfbrasil #icmbiocenap #institutoprocarnivoros#zoobeauval #cataratasdoiguacu #institutoconhecerparaconservar #helisultaxiaereo #belmondhoteldascataratas #macucosafari #UTFPRMedianeira #LEMaCESALQ #log_nature #abaxis_vetscan #proyectoyaguarete

Publicado por Projeto Onças do Iguaçu em Terça-feira, 15 de outubro de 2019

De acordo com Yara, a gestação das onças-pintadas dura cerca de três meses, e elas podem ter até quatro filhotes a cada cria. “Estamos acompanhando e torcendo para que a Índia tenha um bom parto e que ela e seus filhotes estejam protegidos. Em breve devemos ter mais oncinhas por aí”, frisa Yara.

A onça-pintada será acompanhada somente por armadilhas fotográficas, para que não seja perturbada. Conforme Yara, ainda não é possível saber a área de deslocamento de Índia pelo vasto território do parque, na fronteira do Brasil e Argentina.

O censo de 2016 apontou a existência de 22 onças-pintadas no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu. O resultado do levantamento feito em 2018 será divulgado no próximo mês de novembro. Em 2009, eram apenas 11 espécimes.

Índia passa a dividir popularidade em frente às câmeras com Atiaia, a onça-pintada que foi vista, filmada e fotografada várias vezes na área do parque com seus três filhotes. As fêmeas cuidam de seus filhotes até os 2 anos de idade, período em que eles aprendem a caçar e a sobreviver.

LEIA TAMBÉM:
http://www.guata.com.br/2019/02/14/isso-e-onca/

http://www.guata.com.br/2017/01/10/parque-nacional-do-iguacu-78-anos/

http://www.guata.com.br/2019/06/30/pra-se-pensar/

_____________________
Paulo Bogler / H2Foz

Arquivos

Categorias

Meta