Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Orquestra Sinfônica fará nesta terça (28) apresentação online

A Osinpa brindará o público com “O Trenzinho do Caipira”, Heitor Villa-Lobos, pontualmente às 18 horas.

A Orquestra Sinfônica do Paraná irá estrear nesta terça-feira (28), às 18h, em seu Facebook e Instagram um concerto diretamente da casa dos músicos, tocando o conhecido “O Trenzinho do Caipira” de Heitor Villa-Lobos. O concerto será em parceria com o Instituto de Apoio a Orquestra Sinfônica do Paraná e o estúdio Trilhas Urbanas.

O maestro titular Stefan Geiger diz que Villa-Lobos, um compositor reconhecido por suas junções do erudito ao popular, não poderia ter sido uma escolha melhor. “Tal qual o trenzinho vai em sua música, estamos todos juntos seguindo o desenrolar da história diante de nossos olhos em busca de tempos melhores. Até lá, a música clássica nos ajuda a ter inspiração para sermos mais fortes. Com uma melodia simples e uma orquestração impactante, a música foi escolhida por uma razão simples: ela nos lembra de tempos melhores que tanto desejamos hoje”, afirmou.

Acesse a apresentação, aqui:

Um presente da Orquestra Sinfônica do Paraná para você!

O Trenzinho Caipira – Heitor Villa Lobos/Ferreira GullarCom Uyara Torrente, d' A Banda Mais Bonita da CidadeA pandemia de Covid-19 afetou profundamente a rotina de todos nós. Repentinamente, nos vimos forçados a ficarmos em casa para contermos os avanços do vírus. Para os profissionais que trabalham diretamente com o público, como nós da Orquestra Sinfônica do Paraná, o cancelamento de muitas apresentações planejadas para o ano foi inevitável. O impacto é imenso na vida dos profissionais do setor, porque nos dedicamos de corpo e alma para levar música ao maior número de pessoas. Essa é a nossa missão, essa é a nossa vida. De um dia para o outro, a tarefa se tornou ainda mais desafiadora. É por esse motivo que a OSP abriu as portas de nossas salas virtuais: para que cada músico chegasse mais perto um do outro pela música. Convidamos a Uyara Torrente, que leva tanta música às pessoas com a sua Banda Mais Bonita da Cidade, para cantar essa história junto com a gente. Este filme é uma colaboração entre a OSP, o Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná, o Centro Cultural Teatro Guaíra, o Governo do Estado do Paraná e o estúdio @Estúdio Trilhas Urbanas.Porque a música nos liga, nos une. E unidos somos mais fortes. Quanto mais você ajuda esse vídeo a chegar em seus amigos e em seus familiares, mais você ajuda a reforçar esses laços musicais. Clique no botão de compartilhar e espalhe esse sentimento!Direção Geral de Áudio e Vídeo: Dirceu Saggin e João Marcelo Áudio: Estúdio Trilhas UrbanasEdição, mixagem e masterização: Dirceu SagginVídeo: S I Z AudioVisualMontagem e Finalização: Carlos Saggin e João MarceloRealização: Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná

Publicado por Orquestra Sinfônica do Paraná em Terça-feira, 28 de abril de 2020

 

https://www.instagram.com/orquestrasinfonicaparana/

Geiger contou um pouco da razão de a Orquestra não poder parar porque músicos são especialistas altamente treinados, podem ser comparados a atletas profissionais que são acostumados a praticar e treinar todos os dias para atingir a performance perfeita para o público. “Como eles, nós não podemos parar a nossa rotina musical para nos mantermos em forma e, mais do que isso, queremos fazer música para o nosso público mesmo de casa”.

Ensaio aberto | Assim Falou Kubrick

Cerca de 2.500 alunos da rede pública e estudantes do Grupo Positivo foram os espectadores especiais de ensaios abertos do concerto “Assim Falou Kubrick”. As crianças assistiram em primeira mão à Orquestra Sinfônica do Paraná executar peças das trilhas sonoras de “2001: Uma Odisseia no Espaço” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” nesta terça (10) e quarta-feira (11) no Teatro Positivo. Veja um pouco dessa experiência!

Publicado por Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná em Quarta-feira, 11 de março de 2020

Agência estadual de notícias

Arquivos

Categorias

Meta