Os Olhos fechados

  –  Sugestão de filme em Cena aberta  –

Está na seção Cena Aberta a recomendação do documentário “Os Olhos Fechados” (Los Ojos Cerrados), realizado pelo argentino Miguel Mirra com a colaboração de produtores de boa parte do continente latinoamericano.
O filme é uma grande cruzada pela América Latina mostrando como ela está sujeita ao saque de suas riquezas naturais e, por consequência, também à contaminação ambiental. Mostra sem muitas delongas como o capitalismo internacional atua neste lado do mundo. (http://www.guata.com.br/cinema/ )

No início do documentário, o escritor uruguaio Eduardo Galeano é citado: “…aparecem os conquistadores em suas caravelas e, junto, os tecnocratas em seus jet ski, Hernán Cortés e os infantes da marinha, os corregedores do reino e as missões do Fundo Monetário Internacional, os dividendos dos traficantes de escravos e as ganâncias da General Motors…”
Com noventa minutos de duração, aborda questões como a mineração a céu aberto, as monoculturas, a depredação do solo, das matas e dos mananciais de água. Abre a ferida do modelo de exploração que destrói as produções regionais e as fontes de trabalho de milhões de latinoamericanos.
Mas “Ojos Cerrados” não fica só na denúncia. Também mostra um leque de lutas populares de resistência perante esse cenário.
Para experimentar esta e outras sugestões da Guatá, clique aqui: http://www.guata.com.br/cinema/

Guatá/com assessoria

Arquivos

Categorias

Meta