Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Oswald de Andrade ganha documentário inédito na TV Cultura

Produção, que faz parte da série “Modernistas”, vai ao ar nesta quarta-feira (20), às 22h45

A série “Os Modernistas” vai sempre ao ar, às quartas, 22h45(Fotos: divulgação)

Vai ao ar nesta quarta-feira (20/5), às 22h45, o segundo documentário da série inédita Modernistas, que retrata a vida e a obra de Oswald de Andrade. Produzida pela TV Cultura, com direção do cineasta Ricardo Elias, a produção aborda os principais artistas que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922 – Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Victor Brecheret..

Narrado pela filha mais nova de Oswald de Andrade, Marilia de Andrade, dançarina e professora da Unicamp, o documentário fala da convivência com o mais ousado e controverso modernista. E aborda o esquecimento que Oswald foi submetido até ser resgatado pelo Teatro Oficina.

Marília de Andrade, filha de Oswald de Andrade, faz a narração do episódio 

Poético, inovador, ousado, o documentário mescla os poemas do artista com imagens de seus livros e biografia pessoal. Como diz um dos depoentes na edição, “a obra de Oswald se pauta pela sua biografia”. Sua trajetória artística e sua obra se misturam com fatos cotidianos, como a briga com Mário de Andrade, com quem se desentendeu e amargou um arrependimento até o fim da vida.

Os modernistas

Composta por quatro episódios de 26 minutos cada, a série foi elaborada a partir de uma ampla pesquisa, misturando depoimentos, fotos de acervo pessoal, acervo da TV Cultura e imagens de arquivo. Os próximos episódios de Modernistas retratam os artistas Mário de Andrade e Victor Brecheret, nos dias 27/5 e 3/6, respectivamente.

Assessoria Tv Cultura

Arquivos

Categorias

Meta