Paraná de Literatura

  –  Concurso paranaense volta reformulado, com inscrições pela internet. O prazo é 31 de agosto  –


A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) abriu as inscrições para o Prêmio Paraná de Literatura 2017. Como nas edições anteriores, realizadas em 2012, 2013 e 2014, o concurso da Secretaria da Cultura do Paraná selecionará livros inéditos, de autores de todo o país, em três categorias que homenageiam escritores importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). A novidade deste ano é uma reformulação no sistema de inscrições, que passa a ser totalmente online — o que torna o prêmio ainda mais acessível e democrático.
O vencedor de cada categoria receberá R$ 30 mil e terá sua obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares (que serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas do estado e diversos pontos de cultura do país). Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar os trabalhos por outras editoras. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de agosto por meio de um formulário disponível no site bpp.pr.gov.br. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros (três em cada categoria). O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.
“Com três edições realizadas com sucesso, o Prêmio Paraná de Literatura se consolidou como um dos principais concursos do Brasil. Após uma pausa para reformulação, volta totalmente digital, para não onerar os candidatos com custos de impressão e correio. Se já era uma das premiações mais democráticas do país, agora também é uma das mais acessíveis”, afirma Rogério Pereira, diretor da BPP e presidente do júri.
Acesse o edital da edição 2017
Faça a sua inscrição

Conheça os vencedores dos anos anteriores

2012
Sérgio Y vai à América — Alexandre Vidal Porto (romance)
Papis et Circenses — José Roberto Torero (contos)
As maçãs de antes — Lila Maia (poesia)
2013
Meu primeiro morto — Jaci Palma (romance)
Ensaio sobre o entendimento humano — Caetano Galindo (contos)
Fábulas para adulto perder o sono — Adriane Garcia (poesia)
2014
Operação impensável — Vanessa Barbara (romance)
No início — Adriana Griner (contos)
Fios — Sônia Barros (poesia)
_________________________
Fonte: BPP

Arquivos

Categorias

Meta