Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Parque Nacional do Iguaçu completa 82 anos neste domingo, 10 de janeiro

O Parque Nacional do Iguaçu celebrará 82 anos de criação neste domingo, dia 10 de janeiro, sem o tradicional corte do bolo, que historicamente era compartilhado com visitantes, funcionários, comunidade e autoridades, no Centro de Visitantes. A festa do aniversariante será simbólica por conta dos protocolos de proteção – que limitam o acesso de pessoas por hora – para visitar a unidade de conservação neste período de pandemia do coronavírus.

Como o aniversariante é muito querido no Brasil e no mundo, a chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Cibele Munhoz Amato, deixa uma mensagem à comunidade local, às pessoas que já estiveram na unidade de conservação um dia e aos brasileiros e viajantes do mundo que sonham em visitar o Patrimônio Natural da Humanidade.

 

Cibele Amato, primeira mulher a dirigir o PNI (Foto: Marcos Labanca)

 

“O aniversário do parque é uma celebração da conservação da natureza, da biodiversidade, do desenvolvimento regional das cidades vizinhas ao parque, do fortalecimento do turismo sustentável, do meio ambiente, da economia e da imagem do Brasil. Os 82 anos do parque é uma construção de todos os segmentos da sociedade.”

(Cibele Munhoz Amato)

 

82 anos do sucesso

O Parque Nacional do Iguaçu foi criado em 10 de janeiro de 1939, por meio do Decreto-Lei nº 1.035, do então presidente da República Getúlio Vargas. No ano de 1986, recebeu o título, concedido pela Unesco, de Patrimônio Natural da Humanidade. Já as Cataratas do Iguaçu, localizadas no interior da unidade de conservação, receberam o título de Maravilha Mundial da Natureza no dia 11 de novembro de 2011.

Vista aérea do Parque Nacional do Iguaçu (Foto: Bruno Bimbato)

O Parque Nacional do Iguaçu se consolidou, nessas oito décadas, como referência na conservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. O parque, que é um dos mais visitados do Brasil, protege uma área de 185 mil hectares de Mata Atlântica e uma rica biodiversidade, constituída por espécies singulares da fauna e flora brasileiras. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. Já as Cataratas do Iguaçu estão situadas entre a cidade brasileira de Foz do Iguaçu e a argentina Puerto Iguazú.

A sua riquíssima biodiversidade e a raridade de beleza cênica contribuíram para transformar o Parque Nacional do Iguaçu em Patrimônio Natural da Humanidade, no ano de 1986, e no abrigo da Maravilha Mundial da Natureza, no ano de 2011, em votação mundial. Atualmente, o parque realiza ações de visitação pública, pesquisa, educação ambiental e proteção. Todo esse cuidado e trabalho integrado proporcionam aos visitantes condições únicas e inesquecíveis de contato com uma das mais raras feições da natureza.

Gestão de referência no Brasil

O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil. Desde o ano de 1999, o parque conta com gestão dos serviços de visitação turística da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A., empresa genuinamente iguaçuense que integra o Grupo Cataratas.

Selecionamos 82 fotografias para celebrar o aniversário do Parque Nacional do Iguaçu.
Confira: https://bit.ly/397kSix (créditos nas descrições das imagens)

 

SERVIÇO:
Parque Nacional do Iguaçu – 82 anos
Data: 10 de janeiro de 2021

O Parque Nacional do Iguaçu está aberto para a visitação pública, todos os dias, das 8h às 16h. Os ingressos para visitar a unidade são vendidos exclusivamente on-line, no site www.cataratasdoiguacu.com.br. E como neste momento o parque está com limitação de público por hora, o visitante precisa realizar a aquisição e agendar o dia e o horário da visita. A compra está sujeita à disponibilidade de vagas. Não há restrição de idade para fazer o passeio.

(Parque Nacional do Iguaçu)

Arquivos

Categorias

Meta