Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Parque Nacional do Iguaçu registra três novos filhotes de onça-pintada

Imagens foram captadas por equipamentos fotográficos distribuídos na mata pelo Projeto Onças do Iguaçu.

Filhote vai ganhar nome a partir de uma consulta ao público pela tv. (Foto: Onças do Iguaçu)

 

A equipe técnica do Projeto Onças do Iguaçu registrou três novos filhotes de onça-pintada no Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação binacional compartilhada entre Brasil e Argentina (Iguazú). As imagens foram captadas pelas armadilhas fotográficas distribuídas na floresta.

Conforme os biólogos, no final do ano passado, a fêmea Cacira aparentava ter parido recentemente, mas não houve, na época, registros de filhote, o que só foi possível neste mês de julho.

“A Cacira tem dois filhotes, que foram registrados ‘inspecionando’ a armadilha fotográfica”, informou o Onças do Iguaçu. Para os pesquisadores, filhotes devem ter cerca de 7 meses de idade. Com as imagens obtidas até agora não é possível saber o sexo deles.

O terceiro filhote, um macho, é da onça-pintada Índia e tem aproximadamente 8 ou 9 meses. Desde outubro de 2019, a equipe do projeto suspeitava de que a fêmea estivesse prenha.

“Temos três novos filhotões de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu. Ficamos muito felizes com o registro dos filhotes, de reprodução bem-sucedida, e esperamos que eles possam crescer em segurança”, comemorou a bióloga Yara Barros, coordenadora do Onças do Iguaçu.

De acordo com o projeto:

– onças-pintadas podem ter de um a quatro filhotes;

– as oncinhas, em geral, podem ficar com a mãe até os 2 anos de idade, quando partem em busca do próprio território; e

– há 28 onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu, de acordo com o último censo, em 2018 – aumento de 27% em relação à estimativa de 2016.

 

Assista ao vídeo:

FI-LHO-TES!!!!!!!!!!!!Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!Existem notícias lindas, notícias maravilhosas e existe essa notícia que trazemos hoje, para a qual ainda não existe classificação de lindeza!Começando a semana com….deslumbramento…é.Agora estamos com um sorriso meio besta no rosto que achamos que não vai sair daqui nunca mais 😊Assista o vídeo e corra no G1 para votar, através do link:https://glo.bo/39wbZyGA votação fica aberta até quinta-feira (30/julho) até 17:30, e às 18:00 anunciaremos o resultado!E tome lindeza 😊CUBS!!!Three of them!!!!There are nice news, wonderful news and there is this news that we bring now!We start the week with dazzle! Yes….The video shows one female, Cacira, with 2 cubs, around 7 months old, and another female (ìndia) with a 8-9 month old cub.Amazing or what???

Publicado por Projeto Onças do Iguaçu em Segunda-feira, 27 de julho de 2020

 

Monitoramento

A população de onças-pintadas na região é monitorada por censos a cada dois anos, realizados simultaneamente pelo Projeto Onças do Iguaçu, no Brasil, e Proyecto Yaguareté, na Argentina. No Corredor Verde, que fica entre os dois países, o número desses felinos passou de 90 (2016) para 105 (2018).

Conforme o Onças do Iguaçu, o Corredor Verde é o maior núcleo remanescente das subpopulações de onças-pintadas na Mata Atlântica em nível mundial. “A capacidade de suporte estimada para a região é de 250 animais. Então, ainda temos um longo caminho pela frente”, destacou Yara.

Da página H2FOZ / Paulo Bogler

 

Arquivos

Categorias

Meta