Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Print

Pesquisadores desvendam conceitos científicos em produções de vídeo

Série voltada a estudantes do ensino básico traz curiosidades sobre o universo da ciência; os vídeos são divulgados toda quinta-feira no canal da Casa da Ciência

 

Você já parou para pensar como os seres vivos transmitem características aos seus descendentes? Sabe quem são os insetos zumbis? E a possível origem do coronavírus? Curiosidades como essas são desvendadas pelo projeto Adote On-line, uma série de vídeos produzida pelo programa Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O projeto é uma derivação de outra atividade, Adote um Cientista, que ocorria de maneira presencial antes da pandemia e recebia estudantes e professores da região em reuniões semanais com pesquisadores da USP. A proposta é divulgar ciência entre jovens estudantes, a fim de que seja despertada a curiosidade científica desde cedo, por meio de discussões, realização de pequenos experimentos e pesquisas de campo, além de auxiliar o trabalho de professores do ensino básico.

“Os ministrantes dos vídeos são alunos de pós-graduação da USP, em Ribeirão Preto e da Unesp Jaboticabal, bem como pesquisadores dos diversos laboratórios com vínculos em várias instituições públicas e privadas”, explicou Vinicius Moreno Godoi, assessor administrativo da Casa da Ciência e atual coordenador interino junto com Roberto Sanchez, durante a ausência da professora Marisa Barbieri.

 

Vídeo de abertura do Adote On-line

Segundo Godoi, realizar atividades de maneira virtual mostrou-se essencial, já que os números de inscritos nas atividades digitais da Casa mais que dobraram durante a pandemia. “O programa Férias com Ciência, ocorrido em julho, que presencialmente atingia 30 alunos, obteve 469 inscritos em sua versão on-line”.

Os vídeos abordam diversos temas. Da genética à fotografia forense, do estudo de insetos às explicações sobre covid-19. Eles estão relacionados à área de estudo dos pesquisadores que realizam a produção, ou a conteúdos dominados por esses cientistas. Tópicos sobre a Doença de Chagas, infecções respiratórias e ferramentas utilizadas por biólogos, também estão entre os assuntos.

 

Vídeos da série Covid News

A Casa da Ciência e o Laboratório de Transferência Gênica do Hemocentro de Ribeirão Preto produziram três vídeos didáticos usando como tema transversal a covid-19 para apoio às aulas

Quem é o novo coronavírus

Testagem e sua importância

Vacinas

Ao final de cada vídeo, é solicitado ao espectador que realize uma atividade para fixar o aprendizado. “Pode ser uma pergunta, cruzadinha, ou algo mais lúdico como um desenho ou vídeo”, ressaltou Vinicius. As produções são publicadas toda quinta-feira, às 14h30, no Canal da Casa da Ciência no YouTube.

A partir do próximo semestre, haverá novas inscrições para alunos do ensino básico (entre 13 e 18 anos, a partir do 7º ano escolar). Os inscritos recebem suporte dos pesquisadores após as publicações. Basta acompanhar as mídias digitais da Casa para acompanhar as atividades: Site, Facebook e Instagram.

 

Sobre a Casa da Ciência

A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino e apoiá-los. O programa segue uma linha educacional que conta com apoio de pesquisadores e pós-graduandos da USP e do Hemocentro. Localizada no Hemocentro de Ribeirão Preto, no campus da USP, a Casa da Ciência agrega o Ponto de Informação, Pesquisa e Organização em Ciências (PIPOC) – local de armazenamento dos registros realizados durante os programas que coordena – e o Museu e Laboratório de Ensino de Ciências (MuLEC), também situado no da USP.

Por Crisley Santana / Jornal da USP

Arquivos

Categorias

Meta