Pint of Science

  –  Festival inédito em Foz vai levar ciência à mesa de bar  –


Foz do Iguaçu recebe nos dias 14, 15 e 16 um evento mundial de divulgação científica. Durante os três dias, pesquisadores do mundo todo vão falar sobre ciência em locais pouco comuns: as palestras nas universidades darão vez a bate-papos descontraídos nos bares da cidade. O Pint of Science, evento global que acontece desde 2012, ocorre simultaneamente em 21 países, nos cinco continentes. No Brasil, serão 56 cidades, entre elas, Foz do Iguaçu.
Durante o festival, a população poderá conversar com pesquisadores de diferentes áreas sobre seus estudos recentes e o impacto da ciência na sociedade, de maneira descomplicada, sem necessidade de inscrição ou de conhecimento prévio. A ideia é aproximar os cientistas do público em geral e discutir sem formalidades, de maneira acessível e divertida, temas que têm influência no cotidiano.
“Será uma ótima oportunidade para compartilhar com a população informações sobre os avanços e novas descobertas que estão sendo realizadas dentro das universidades e que terão impacto direto no nosso dia a dia muito em breve”, comenta o coordenador local do Pint of Science, o professor do curso de Medicina da Unila Franscisney do Nascimento. “Tudo isso em um ambiente informal e em um formato agradável e leve”.
Para participar basta que o interessado por ciência (e cerveja) compareça ao bar no dia da atividade. Serão seis palestras em Foz do Iguaçu, duas para cada dia de evento, que acontecem simultaneamente sempre a partir das 19h30 (confira a programação abaixo). O evento é gratuito, o único custo é a consumação individual. O Pint of Science Foz é indicado para pessoas de qualquer nível de formação.
Além da coordenação nacional e regional, em cada um dos 56 municípios há um coordenador local responsável pelo evento. Em Foz do Iguaçu, a organização é feita por representantes da Unila e de Itaipu. Mais informações: http://pintofscience.com.br/events/fozdoiguacu

Programação

SEGUNDA-FEIRA (14)
Tema: Filosofia da Ciência.
Local: Guns ‘n Beer Pub (Avenida Paraná, 960).
Palestrantes: Fábio Plut Fernandes e Márcio de Sousa Góes.
Resumo: Serão abordados os bastidores da pesquisa científica, como se relacionam os grupos de pesquisa. Também serão detalhadas as áreas de eletroquímica e ciências dos materiais, importantes para novas tecnologias em desenvolvimento.
Tema: Mídias sociais e fake News.
Local: King’s Pub (Rua Bartolomeu de Gusmão, 1093).
Palestrantes: Ramon Fernandes Lourenço e Lucas Nathan de Oliveira.
Resumo: Quais são as complexidades e implicações de atos aparentemente tão simples, como logar numa rede social e compartilhar informações ou receber informações e “notícias” através destas redes? Será feita uma reflexão sobre o quanto conseguimos manter nossa privacidade ao utilizar essas plataformas.
TERÇA-FEIRA (15)
Tema: Reflexos da evolução na saúde.
Local: Django Hamburgueria & Streakhouse (Avenida Sílvio Américo Sasdelli, 1966).
Palestrantes: Gleisson Alisson Pereira de Brito e Roberto Almeida e Joaquim Buchain.
Resumo: A saúde humana será analisada desde uma perspectiva da biologia evolutiva. Por que a evolução não eliminou certas doenças como diabetes e obesidade? Também serão comentados o estilo de vida integrativo S3 (sustentável, sistêmico e salutogênico) e como a arqueologia pode explicar a evolução humana.
Tema: Blockchain e as Criptomoedas.
Local: Hell’s Dogs Motorcycle Bar (Avenida Paraná, 3555).
Palestrantes: Jacson Querubin e Rodrigo Cantu de Souza.
Resumo: Será explicado como funciona a tecnologia que permitiu a criação das criptomoedas, sendo o BitCoin a mais conhecida. Estamos, realmente, diante de uma nova utopia monetária?
QUARTA-FEIRA (16)
Tema: Cannabis e Ayahuasca vêm aí.
Local: Rock Falls Tap House (Rua Almirante Barroso, 993).
Palestrantes: Francisney do Nascimento, Elton Gomes da Silva e Fabiana Aidar Fermino.
Resumo: Os pesquisadores vão tocar na polêmica a respeito do uso dessas plantas na medicina, desde a proibição do cultivo da maconha para fins medicinais, passando por seus usos clínicos até o debate sobre o ayahuasca, utilizado em rituais religiosos e também com diversas aplicações científicas.
Tema: Ciência da Cerveja.
Local: Mestre Cervejeiro.com (Rua Tarobá, 577).
Palestrantes: Pablo Henrique Nunes e Kelvinson Fernandes Viana.
Resumo: serão compartilhados conhecimentos, metodologias e técnicas sobre a produção da cerveja. O papel de cada ingrediente, o processo fermentativo, o uso do malte, a temperatura apropriada e curiosidades sobre a ciência por trás do aroma, o sabor e o corpo da cerveja.
____________________________________
(Assessoria)
 

Arquivos

Categorias

Meta