Povos indígenas no cinema

  –  É nesta terça, dia 11, a exibição do filme “Martírio”, na Unila. A sessão faz parte da programação da Semana dos Povos Indígenas e da Jornada Universitária pela Reforma Agrária-Urbana Popular  –


Em continuidade à série “Povos Indígenas no Cinema”, será exibido, nesta terça-feira (11), o filme “Martírio”. A obra foi produzida pelo antropólogo, indigenista e documentarista franco-brasileiro, Vincent Carelli, criador da série “Vídeo nas Aldeias”.  A sessão e posterior debate terá início às 18 horas, no auditório do campus Jardim Universitário da Unila.
“Martírio” traz uma análise da violência sofrida pelo povo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas no Brasil na atualidade e que habita a região centro-oeste do território brasileiro, entrando constantemente em conflito com as forças da repressão e opressão organizada por latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais, que desejam exterminar os índios e tomar suas terras.

Assista aqui a entrevista do diretor de “Martírio”, Vicent Carelli,
concedida ao “Jornalistas Livres” durante a 40 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


O filme, que traz uma problemática bastante importante sobre a reflexão acerca das populações indígenas no Brasil, violações de direitos humanos e a situação e dilemas enfrentados pelo o povo Guarani Kaiowá está sendo bastante comentado e premiado. A estreia nacional oficial será no dia 13 de abril. Mesmo assim os organizadores da Semana dos Povos Indígenas conseguiram o direito de exibição e disponibilização a partir do diretor do filme. Ao final da projeção, a programação prevê um debate sobre o tema, que contará com lideranças e representantes do povo Guarani Kaiowá, do estado do Mato Grosso do Sul.
O evento é aberto ao público em geral.
Serviço:
“Martírio” – sessão de cinedebate
Dia 11 de abril, às 18 horas.
Audi do Jardim Universitário – Unila –  Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000
LEIA TAMBÉM: Terra, Direito à Vida
_________________
Guatá com Assessoria Unila

Arquivos

Categorias

Meta