Pra se ver mais do alto

Unioeste/Foz inicia ano letivo com recepção aos alunos, trote solidário e debate. Na volta às aulas, acadêmicos arrecadarão ração para os animais atendidos pela ONG Vida Animal. Campus tem 1.875 estudantes em 13 cursos presenciais de graduação, e professores são 209.

Universidade recebe acadêmicos de várias cidades do Paraná e de outros estados (foto: Marcão Oliveira)

Estudantes e professores do campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) iniciam o ano letivo nesta segunda-feira, 9. Para a volta às aulas, estão previstas diversas atividades, como recepção aos alunos, trote solidário e debate.

A universidade conta com 1.875 estudantes de graduação em 13 cursos presenciais. Na pós-graduação, são 288 alunos: 61 em cursos de especialização (lato sensu), 177 no mestrado e outros 50 em doutorado. O campus tem 209 professores.

No primeiro dia do retorno às atividades, nesta segunda-feira, acontece a recepção dos acadêmicos em dois períodos. Pela manhã, a partir das 8h30, as ações são no Auditório César Lattes, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Já à noite, a programação será no campus.

No PTI, a recepção é para estudantes dos cursos de Ciência da Computação, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Letras, Matemática e Hotelaria. No campus, no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, a atividade envolverá alunos do curso de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Pedagogia e Turismo.

“O objetivo é promover a integração entre os novos alunos e os veteranos e passar orientações aos calouros”, explicou o diretor-geral da Unioeste/Foz, Fernando Martins. “Os novos acadêmicos terão a oportunidade de conhecer os diretores de centro e coordenadores de cursos, que farão uma apresentação de suas áreas”, frisou.

Trote solidário

Neste ano, os cursos de Administração e Ciências Contábeis se uniram para realizar o trote solidário para receber os novos alunos dos dois cursos, os calouros. De 9 a 16 de março, os acadêmicos recolherão doações de ração, que serão destinadas à ONG Vida Animal.

A entidade, mantida por voluntários, cuida de cães e gatos em situação de abandono ou maus-tratos. O atendimento é feito com recursos de promoções ou de doações da comunidade. Quem quiser doar ração durante o trote solidário poderá entregar o produto aos alunos veteranos de Administração e Contábeis no campus da Unioeste/Foz.

O objetivo é promover a integração entre os novos alunos e os veteranos e passar orientações aos calouros (Foto: Marcão)

Mulheres na universidade

Na quarta-feira, 11, às 19h, no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, a universidade promoverá a aula magna com o tema “Mulheres na universidade: uma verdade inconveniente”, ministrada pela professora doutora Márcia Barbosa, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Palestra “Mulheres na universidade: uma verdade inconveniente” será gratuita e aberta para toda a comunidade.


A professora é um dos principais nomes da ciência no país. Seu trabalho no Instituto de Física da UFRGS conferiu à pesquisadora uma vaga entre os novos membros da Academia Mundial de Ciência (TWAS), em eleição no último mês de dezembro. Aberta para a comunidade, a palestra integra a programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

Raio X da Unioeste/Foz

Cursos graduação: 13 (presenciais)
Administração
Ciência da Computação
Ciências Contábeis
Direito
Enfermagem
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Hotelaria
Letras – Português/Espanhol
Letras – Português/Inglês
Matemática
Pedagogia
Turismo

Cursos lato sensu: 2
Curso de especialização em Intervenção Breve em Psicologia
Curso de especialização em Auditoria e Perícia Contábil, Tributária e Trabalhista

Cursos stricto sensu: 6
Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação
Mestrado em Ensino
Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade
Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira
Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteiras
Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras

Estrutura física
Laboratórios de ensino e pesquisa
Parque Tecnológico Itaipu (PTI)
Espaço de Estudos em Contabilidade
Laboratórios de Enfermagem, de Letras e Pedagogia
Núcleo de Práticas Jurídicas
Laboratório de Hotelaria
Laboratório de Estudos em Turismo

_________________________
(Com informações da assessoria da Unioeste/Foz e do portal institucional)

Arquivos

Categorias

Meta